Ensino

Curso de Qualificação Docente acontece em janeiro

06/11/2017

16:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Atividade será realizada de 8 a 11 de janeiro de 2018

O Curso de Qualificação Docente, promovido pela Vice-Reitoria de Graduação, por meio do Setor de Apoio Pedagógico (SAP), já tem data programada para 2018: a atividade acontecerá de 8 a 11 de janeiro. A equipe de Gestão Estratégica reuniu-se no mês de outubro para avaliar a última edição do evento, realizada no mês de julho, e para projetar as ações que serão desenvolvidas em 2018.

Os professores que compõem a equipe Estratégica, acompanhados da vice-reitora de Graduação Rosani Sgari e do vice-reitor Administrativo Agenor Dias de Meira Junior, se apropriaram das sugestões encaminhadas ao SAP, na expectativa de sempre atender às demandas dos docentes da Universidade e, especialmente, de qualificar a proposta, que vem sendo bem recebida por todos os que se envolveram nas atividades desenvolvidas em janeiro e em julho deste ano.

Com base nos dados reunidos e avaliados, a programação está sendo construída a partir de temáticas-chaves, que refletem a complexidade da docência no ensino superior e as preocupações do processo de ensinar e aprender.  Minicursos e oficinas também serão ofertados, assim como espaços de trocas de experiência e de integração.  

Equipe de Gestão Estratégica de Formação Docente: interdisciplinaridade e cooperação
Composta por professores representantes de todas as áreas do conhecimento e por setores estratégicos da Instituição, a equipe de Gestão Estratégica de Formação Docente foi criada em 2016 e, desde então, volta-se a pensar a formação continuada dos professores, com o intuito de integrar áreas, ideias, carreiras, profissões, funções, capacidades pedagógicas, cargos, experiências, perspectivas teóricas, posições e, especialmente, pessoas.  

Para a professora Rosani, a equipe de Gestão Estratégica permite “articular necessidades individuais e institucionais, de natureza afetiva e intelectual, respeitando e mediando as diferenças e, fundamentalmente, promovendo a aproximação e qualificando as relações interpessoais. Em sintonia com as edições anteriores, o grupo que planeja a edição de janeiro de 2018 do curso de Qualificação Docente deseja que essa iniciativa permita aos docentes da UPF o aprimoramento da prática pedagógica nas diferentes áreas do conhecimento, motivando-os à educação continuada e à consequente inovação metodológica”.

Inscrições
As inscrições para a próxima edição do curso de Qualificação Docente devem iniciar no próximo dia 27 de novembro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sap@upf.br.