Geral

Curso de Nutrição da UPF realiza ações educativas com alunos do IFRS Sertão

29/09/2017

18:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

O curso de Nutrição da Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu nessa quinta-feira, 28 de setembro, os alunos do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) campus de Sertão, para atividades de educação alimentar e nutricional. A turma foi recebida pelos bolsistas do Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão e de Assuntos Comunitários (Paidex) do projeto de extensão Promovendo Saúde e Qualidade de Vida, coordenado pela professora Nair Luft. 

O projeto realiza ações educativas sobre estilo de vida saudável em todo o ciclo da vida, ou seja, da infância à terceira idade. Dessa forma, é possível trabalhar com a promoção, a prevenção e o tratamento de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) associadas à alimentação e à nutrição e a um estilo de vida saudável. Para tanto, são desenvolvidas atividades de educação em saúde abordando hábitos de vida e alimentação saudável.

As atividades são realizadas em todos os semestres, sempre com a mesma turma, que é acompanhada pela professora Patrícia Nascimento da Silva, coordenadora do IFRS - campus Sertão. Para esses alunos, são realizadas atividades teóricas em sala de aula e, nesse encontro, foi abordada a temática sobre o conteúdo e a rotulagem de alimentos industrializados, com isso, ocorreu uma atividade em que os alunos trouxeram para análise os rótulos dos alimentos que consomem. 

Na oportunidade, também houve orientação sobre leitura e interpretação de rótulos e conteúdo dos alimentos. Na parte prática, no laboratório, foram executadas receitas envolvendo a utilização de ingredientes da horta – alguns são produzidos no próprio campus de Sertão – no preparo de alimentos rápidos, de fácil preparação e alto valor nutricional. Participaram da atividade as professoras do curso de Nutrição Daiana Kumpel, Nair Luft e Valeria Hartmann.