Ensino

Curso de Nutrição da UPF promove integração com alunos intercambistas

13/09/2017

18:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

A atividade Intercâmbio Culinário reuniu acadêmicos do curso e alunos vindos do México, Argentina e Bolívia para compartilhar a cultura e a culinária de seus países

O curso de Nutrição da Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu na tarde dessa quarta-feira, 13 de setembro, cinco alunos intercambistas vindos da Argentina, da Bolívia e do México para mais uma edição do Intercâmbio Culinário. A atividade, que aconteceu no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), foi promovida em parceria com a Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) da UPF, e realizada durante a disciplina de Técnica Dietética I, ministrada pela professora Ana Luisa Santana Alves. A aula contou com a presença dos acadêmicos intercambistas Rocio Milagros López, Gaston Pavia e Valentin Boueri, da Argentina, Zoraida Torricos, da Bolívia, e Claudia Andrea Castañeda, do México. 

Durante a atividade, os intercambistas, acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Moda e Agronomia, apresentaram um pouco sobre a cultura do país de cada um e depois, prepararam um prato típico da culinária de cada país. Os acadêmicos do curso também fizeram duas preparações para os convidados, o bolo brasileirinho, típico da região sudeste, e o bolo de macaxeira, da região nordeste. 

Para a professora Ana Luisa, essa é uma oportunidade de trabalhar a cultura alimentar de uma forma diferente, além de ser um incentivo para despertar nos acadêmicos a vontade de fazer intercâmbio. “É uma aula bem diferente, a gente quebra alguns protocolos, deixa eles mais à vontade para ter essa interação, essa troca de experiências. É diferente você contar para eles como é a cultura de um lugar, como eles se alimentam e vir alguém daquele lugar e fazer a preparação e eles experimentarem. É uma troca bem legal, bem interessante”, completou a professora.