Universidade

Curso de Direito da UPF foi autorizado a oferecer 300 vagas

16/01/2017

18:17

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Ampliação de vagas foi autorizada pelo MEC e confirmada no Diário Oficial desta segunda (16/01)

Depois de um ano de comemorações pela passagem dos 60 anos e de diversas ações com o objetivo de qualificar ainda mais o ensino, a Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF) inicia 2017 com a notícia de que poderá oferecer mais 100 vagas para o ingresso no curso de Direito. No total, serão oferecidas 300 vagas/ano. A informação foi confirmada no Diário Oficial da União, publicado nesta segunda-feira (16). 

Para o reitor, José Carlos Carles de Souza, a abertura de novas vagas é uma possibilidade que a Universidade tem de estar cada vez mais próxima das necessidades da comunidade, oferecendo ensino, pesquisa e extensão de qualidade. “A Faculdade de Direito vem, ao longo dos seus 60 anos, formando profissionais qualificados e diferenciados. A abertura de novas vagas, autorizada pelo Ministério da Educação, consolida ainda mais nossas ações e nos mostra que estamos no caminho certo”, destacou.

De acordo com o diretor da Faculdade de Direito, Rogerio Silva, essa boa notícia é resultado da nossa infraestrutura, aliada a  qualidade do ensino jurídico ministrado em sala de aula. "Com esse aumento de vagas-de 200 para 300-conseguiremos atender a demanda existente em nossa cidade e região, sem perder a qualidade e excelência acadêmica", disse.

Pioneira e em constante evolução
Pioneira na área no interior na região sul do Brasil, a Faculdade tem se destacado pela formação de profissionais altamente qualificados. Pela segunda vez, em 2016, recebeu o selo OAB Recomenda. No país, apenas 139 instituições entre mais de 1.300 são recomendadas pela OAB. No Rio Grande do Sul, foram apenas oito, a Faculdade de Direito da UPF é a única da região Norte do estado. Neste ano, a UPF também se destacou na aprovação do Exame da OAB, ficando em 1º no Rio Grande do Sul, entre as instituições que tiveram mais de 100 inscritos para o processo..
    
Por meio de projetos de extensão consolidados, a Faculdade de Direito também possui intensa relação com a comunidade. O projeto Balcão do Consumidor atua na defesa dos direitos do consumidor e na educação para o consumo e está presente em Passo Fundo e nos campi da UPF em Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. Além disso, mantém o Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) que presta atendimento jurídico gratuito à população nas áreas civil, penal, trabalhista, administrativa, tributária e constitucional. O Projur Mulher atende a demandas de mulheres em situação de violência doméstica, atuando tanto preventivamente quanto na resolução das situações. Mantém, ainda, o Posto do Juizado Especial Cível, uma extensão do Poder Judiciário.

Além disso, no Campus III, em Passo Fundo, abrange o Posto do Juizado Especial Cível, através de convênio firmado com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, há mais de 15 anos. Outro projeto de extensão é o Núcleo de Mediação e Justiça Restaurativa (Mediajur), já funcionando em Passo Fundo e Carazinho. 

A infraestrutura da unidade conta com um prédio de mais de 5 mil metros quadrados que contempla salas de aula e laboratórios, anfiteatro e salão de atos. Detém ainda o maior acervo bibliográfico-jurídico da região Norte do estado, com 7.260 títulos e 20.829 exemplares na Biblioteca Central da UPF, bem como periódicos nacionais e internacionais e Bibliotecas Virtuais. Os acadêmicos também contam com uma série de programas de intercâmbio que possibilitam a realização de uma jornada de estudos em importantes instituições estrangeiras.