Extensão

Cursinho Pré-Vestibular Popular e Comunitário debate ações

11/12/2017

16:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Educação (Faed) e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), promoveu na noite de quinta-feira, 7 de dezembro, no auditório do CET mais um encontro para discussão da instalação do Cursinho Pré-Vestibular Popular e Comunitário. 

Estiveram presentes no encontro acadêmicos de diferentes cursos de graduação da UPF, assim como a comunidade em geral. Os professores coordenadores do projeto, Ivan Dourado e Rosimar Esquinsani receberam os alunos que divididos em áreas do conhecimento apresentaram suas ideias de trabalho. “Nos últimos dois meses os grupos separados por área de conhecimento discutiram de forma orientada a pretensão de ensino, organizando um material para compartilhar reflexões do trabalho que ocorrerá em 2018”, afirmou Dourado. 

O objetivo do Cursinho Pré-Vestibular Popular e Comunitário é de ofertar preparação gratuita para as provas de vestibular para estudantes carentes, construindo uma experiência de uma educação não formal. “O cursinho tem dois pilares que é educação popular e educação comunitária, com isso esperamos romper um pouco do ensino tradicional, de reprodução de conteúdo que objetiva a concorrência das pessoas. Nosso objetivo é que seja uma educação inclusiva buscando a construção de uma coletividade, para alunos que não tem condições de pagar um pré-vestibular e a UPF, por meio do projeto de extensão, oferecerá um curso pré-vestibular gratuito ministrado por alunos altamente qualificados da Universidade”, destacou.

Os acadêmicos montaram um plano de trabalho, com base em pesquisas sobre os conteúdos mais frequentes na prova do Enem, apresentando durante o encontro para que possam capacitar melhor os futuros alunos do Cursinho. “Tenho Bolsa de 100% ProUni e atuando nesse projeto do cursinho pré-vestibular será uma forma de devolver para a comunidade o que tenho ganhado, levando meu conhecimento para a comunidade carente que não tem acesso à educação”, disse a acadêmica do curso de Artes Visuais, Cristiele de Morais da Costa. 

Segundo o professor Dourado, a previsão é que as aulas do Cursinho Pré-Vestibular Popular e Comunitário iniciem na segunda quinzena de março de 2018, sendo que as aulas ocorrerão em sala de aula do Campus III UPF. As aulas serão ministradas por acadêmicos da Universidade e devem ocorrer nas segundas, terças e quartas-feiras à noite, com possibilidade de o restante da semana os acadêmicos participarem de atividades culturais na UPF, que também contribuirão para formação cultural dos alunos. 

Os critérios para o processo seletivo das 30 vagas que serão ofertadas ainda não foram definidos, contudo segundo o professor Dourado a perspectiva é que alunos de diferentes bairros da cidade participem do projeto. Na próxima quinta-feira, 14 de dezembro no auditório do CET será ministrada uma capacitação aos acadêmicos sobre planejamento de aulas transformadoras e educação popular.