Extensão

Curricularização da Extensão é foco no curso de Geografia

19/06/2018

14:19

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Atuar junto com a comunidade foi o que motivou os acadêmicos do V nível do curso de Geografia da Universidade de Passo Fundo (UPF) a realizarem a última atividade prática do semestre junto aos estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio General Prestes Guimarães de Passo Fundo, na noite de segunda-feira, dia 18 de junho. 

Na oportunidade, foram realizadas seis oficinas idealizadas e planejadas pelos acadêmicos a partir de temas como blocos econômicos, rede e hierarquia urbana, teorias populacionais, domínios morfoclimáticos, coordenadas geográficas e fatores que influenciam no clima. Na ocasião, os acadêmicos foram avaliados por uma banca de professores egressos do próprio curso e que atuam na educação básica de Passo Fundo.

Para o professor Claudionei Lucimar Gengnagel, que trabalha com a disciplina de Práticas de Geografia IV, esse é um ótimo exemplo de um movimento no qual a curricularização da extensão sai da teoria e extrapola os muros da Universidade. Para a egressa do curso de Geografia, Paula Terres Carvalho, participar destas atividades faz com que se renove as expectativas quanto a prática docente, sendo que a parceria Universidade e educação básica é importantíssima para ambas as partes.