Ensino

Crise econômica e recuperação judicial são temas de palestra na UPF

03/10/2017

15:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

A Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF), promoveu na noite de segunda-feira, 2 de outubro, no auditório da Unidade, uma palestra com o advogado Daniel Báril, com o tema “Recuperação Judicial - temas atuais”. Na oportunidade, o palestrante falou sobre o momento econômico vivido pelo país e as dificuldades enfrentadas pelas empresas. 

A coordenadora de extensão da FD, professora Me. Jaqueline Morandini, esteve presente no evento saudando a participação de Báril e a oportunidade de discussão de temas atuais enfrentados por toda a sociedade. Acadêmicos de Direito assim como demais docentes da Universidade também estiveram acompanhando a atividade. “É importante discutirmos as incertezas do mercado e como elas afetam as empresas em tempos de crise”, destacou a professora.

Segundo Báril, o Brasil passa por uma crise que não é só econômica e política fazendo com que as empresas sofram também com a recessão. Por esse motivo os advogados e o profissionais do Direito tem que estar prontos para poder dar guarida para as empresas nesses momentos de crise, para que elas possam se recuperar e resolver seus problemas. “Começamos a ver na economia uma melhora muito tênue, mas ainda assim as empresas carregam uma dívida do passado que é muito relevante e algumas vezes quase incontornável. Muitas vezes a insolvência de modo geral tem que ser tratada por profissionais das mais diversas expertises, como advogados, economistas, um bom financeiro, administrador e assim por diante. Então o advogado, com esse olhar da crise, tem que ser capaz de ver qual meio do Direito pode utilizar para salvaguardar propiciando um futuro para a companhia”, destacou.

Conforme o palestrante, a recuperação judicial é um caminho que pode contornar a crise das empresas. Báril falou também sobre as mudanças previstas pelo governo que estão em via de aprovações, mudando a legislação.