Geral

Coordenadoria das Licenciaturas da UPF é instaurada oficialmente

26/04/2017

18:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

A Universidade de Passo Fundo (UPF) instaurou oficialmente nesta quarta-feira, dia 26 de abril, a Coordenadoria das Licenciaturas (Coorlicen). O encontro com representantes das diversas instâncias formadoras do órgão ocorreu na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria da UPF.
 
De acordo com a representante da Vice-Reitoria de Graduação (VRGRAD), professora Patrícia Valério, o objetivo do encontro foi instituir a Coorlicen e realizar a eleição de seu coordenador. “É um grupo de professores e representantes das licenciaturas e de outros órgãos relacionados, que tem relação com as licenciaturas, criado para pensar nas políticas institucionais para formação de professores para Educação Básica”, explicou.
 
Segundo a vice-reitora de graduação Rosani Sgari, será de suma importância a responsabilidade da Coorlicen para o trabalho na Universidade. “É muito importante a instituição dessa Coordenadoria, diretamente vinculada à Vice-Reitoria de Graduação. Hoje, a UPF oferece 13 cursos de licenciatura e a Coorlicen será responsável pela articulação entre esses cursos, que visam, a partir de seus estudos, ao acompanhamento e à avaliação das políticas institucionais voltadas à formação de docentes para a Educação Básica”, destacou.
 
Desde 2016, vem sendo realizada a reforma curricular nos cursos de licenciatura, com o objetivo de qualificar a formação dos professores da Educação Básica. A Coorlicen substituiu o Fórum das Licenciaturas, que realizou 28 encontros para a articulação e o desenvolvimento do órgão. “A Coorlicen dará conta de todas as questões da Educação Básica, mas também das que envolvem o Ensino Médio e a Educação Superior. Então, é de uma abrangência formada pelas diferentes áreas da educação”, explicou a vice-reitora.
 
Criada e regulada a partir de Resolução do Consun, a Coordenadoria terá o trabalho de qualificar os cursos de licenciatura da UPF. Durante o encontro, a representante do curso de Pedagogia, professora Adriana Braganholo, foi eleita a coordenadora do novo grupo. “Penso que o papel da Coorlicen é importante para a formação de professores porque, se, por um lado, as licenciaturas têm uma trajetória muito bonita, por outro, enfrentarão muitos desafios em razão de decisões políticas e educacionais e do contexto de cada universidade. Por isso, o grupo tem o papel de fortalecer o processo de formação de professores e os cursos de licenciatura da UPF”, disse Adriana.
A próxima reunião da Coorlicen será realizada no dia 17 de maio, às 14h, no prédio da Faculdade de Educação.
 
Formação Coorlicen
Além da coordenadora eleita, professora Adriana Braganholo, que também é coordenadora do curso de Pedagogia, integram a Coordenadoria a representante da Vice-Reitoria de Graduação, Patrícia Valério, e os coordenadores dos cursos de licenciatura Marta Bordingon (Ciências Biológicas), Luiz Marcelo Darroz (Física), Luciane de Bitencourt (Geografia), Maria de Fátima Betencourt (Matemática), Lairton Três (Química), Carina Tonielo (Filosofia), Rosane Neumann (História), Gisele B. de Moraes (Letras), Andrea Bona Ughini (Educação Física), Mariane Loch Sbeghen (Artes Visuais), Alexandre Sagioratto (Música).
 
Integram o grupo, ainda, a coordenadora da Divisão de Ensino de Graduação, Daniela de David Araújo; a representante dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu, Noeli Zanela; a coordenadora da área de Prática de Ensino e Estágios e da área de Fundamentos Pedagógicos da Faculdade de Educação, Luciane Bordignon; e o representante das unidades que sediam os cursos de licenciatura, Marcio Leiria (diretor da Feff). Além disso, integram o grupo dois alunos representantes dos cursos de licenciatura, Ana Luiza Carvalho Pinto (presidente do Diretório Acadêmico do Iceg) e Gabriela Possa (representante do IFCH).