Notícias UPF

Controle do carrapato e da tristeza parasitária bovina em debate na UPF

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Gelsoli Casagrande

O auditório do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF) sediou, na tarde desta segunda-feira, 30 de outubro, o curso “Estratégia do Controle Estadual do Carrapato e da Tristeza Parasitária Bovina”. A atividade foi ministrada pelo coordenador dos Serviços de Doenças Parasitárias da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul (RS) e médico-veterinário Ivo Kohek e pelo pesquisador científico da Seapi e médico-veterinário José Reck.

A formação teve como objetivo capacitar o corpo técnico, constituído por veterinários da Seapi, de forma a renovar o controle do carrapato e da tristeza parasitária no estado. Conforme Kohek, na oportunidade, foram apresentados o carrapato e como este controle vai ser realizado. “A importância do curso se dá no sentido de que a parasitologia no RS, que sempre foi o carro-chefe do estado, deixou a desejar nos últimos anos. Queremos recuperar este controle”, comentou.

Segundo Reck, a abordagem referente ao controle do carrapato de tristeza parasitária é fundamental, principalmente para informar os profissionais sobre conceitos e estratégias para evitar o maior problema que o produtor enfrenta na área, que é o fenômeno da resistência aos produtos usados no controle. “A ideia é expor resultados de pesquisa para que tais profissionais tenham ferramentas, possam utilizá-las em campo, além de passar para os produtores. Como a UPF é referência na região, trazer este público para dentro da Instituição, torna-se importante tanto para eles, que conhecem a Universidade e sabem que ela irá apoiá-los, quanto para a UPF, que acaba estando mais inserida no meio”, afirmou.