Cultura

Consciência negra é tema da exposição Raízes Africanas

11/08/2017

17:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Obras produzidas pelos acadêmicos do curso de Artes Visuais da UPF podem ser conferidas no hall de entrada do prédio da Fear

A sociedade brasileira é composta por diferentes grupos étnico-raciais que a caracterizam, em termos culturais, como uma das mais ricas do mundo. No entanto, sua história é marcada por desigualdades e discriminações, especificamente no caso de negros e indígenas. Foi pensando nessa realidade que os acadêmicos do curso de Artes Visuais da Universidade de Passo Fundo (UPF) desenvolveram a exposição itinerante Raízes Africanas, que pode ser conferida no hall de entrada do prédio da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), da UPF.

O trabalho, que teve como temática a consciência negra, foi desenvolvido pelos alunos das disciplinas de Desenho II e Desenho IV, orientados pelas professoras Graciela Ormezzano e Mariane Loch Sbeghen. A proposta foi apresentar diferentes olhares sobre a temática, por meio da prática das técnicas de desenho. A ação resultou em diferentes obras, que tiveram como suporte o papel utilizado em laboratórios de fotografia e que propõem uma reflexão sobre essa realidade. As obras ficarão expostas na Fear até o dia 25 de agosto, depois a exposição poderá ser conferida no prédio do Direito.