Universidade

Conhecimento, formação e cidadania fortalecendo o papel da Universidade

20/02/2017

13:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Ao iniciar o ano letivo de 2017, desejamos a todos, professores, funcionários e acadêmicos, uma profícua e feliz convivência na Universidade de Passo Fundo. A nossa existência de quase meio século permite afirmar que está sedimentado em nosso meio o pressuposto fundamental de uma boa universidade, que congrega professores e alunos comprometidos com o saber e com a cidadania. Acreditamos que a formação universitária se constitui, além da apropriação de conhecimentos científicos e de saberes profissionais, pela consciência cidadã, pelo compromisso social, pelo debate sobre as mais diferentes questões e pelo amplo respeito ao outro e às suas diferenças.

Sintam-se todos acolhidos nesta Instituição para mais uma etapa de estudos, de pesquisas, de descobertas e de partilha. Aproveitem o tempo em que aqui estiverem para ousar, refletir e traçar objetivos, recriar sonhos e alcançar metas. A nossa Universidade, por meio da educação e da inovação científica, continua exercendo a sua função ao oferecer espaços adequados para a transformação social. Compõe esse cenário a reconhecida infraestrutura física e tecnológica da UPF, que possibilita e ancora as ações dos professores e acadêmicos.  Essa reunião de propósitos  traduz os nossos diferenciais: avaliação, pelo MEC, com conceito 4, em um máximo de 5; destacada atuação no Enade; vários cursos acreditados e reconhecidos no Mercosul; maioria de seus cursos  estrelados pelo Guia do Estudante no ano de 2016; variadas opções para a realização de intercâmbio internacional; qualificada estrutura multicampi;  possibilidade de integrar um conjunto de atividades com mais de uma centena de projetos de extensão em andamento, beneficiando a comunidade; ações qualificadas no escopo da responsabilidade social, nas mais diversas áreas; permanente incentivo aos cursos de licenciatura; e, principalmente,  capacidade de aliar, com excelência, tradição e responsabilidade social, elementos que se constituem  como  destaque no  ensino,  na  pesquisa, na extensão e na  inovação tecnológica, nas quatro grandes áreas do conhecimento: saúde, humanas, exatas e agrárias. 

Desejamos, assim, que todos encontrem, na Universidade de Passo Fundo, não somente um ambiente de formação do saber, mas de vivências e de formação pessoal, um espaço de trabalho e de interação com os colegas, acadêmicos e professores, e, com esse desiderato, continuaremos a oferecer meios para que cada um seja agente de transformação social. Sejam todos bem-vindos ao ano letivo de 2017 na Universidade de Passo Fundo!

José Carlos Carles de Souza 
Reitor