Ensino

Comung realiza V Fórum de Gestão e Inovação

18/08/2017

10:24

Por: Assessoria de Imprensa

Atividade acontece nos dias 4 e 5 de setembro na Universidade Feevale com o objetivo de promover a socialização de experiências que envolvam a educação no século XXI

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) promove, nos dias 4 e 5 de setembro, o V Fórum de Gestão e Inovação. O encontro, que tem como tema “O futuro da educação: inovação, empreendedorismo e internacionalização”, acontece no salão de atos da Universidade Feevale, Campus II, e está com inscrições abertas.
A quinta edição do Fórum conta com uma programação de palestras, painéis e mesas redondas propostas com o objetivo de promover a socialização de experiências que envolvam a educação no século XXI, sua relação com a sociedade e a inovação, bem como o desenvolvimento de práticas empreendedoras. Para isso, serão apresentados cases nacionais e internacionais de instituições que mudaram seus paradigmas. Além disso, o evento também busca disseminar a cultura da inovação e do empreendedorismo, com base em alianças estratégicas no processo de internacionalização.

Podem participar gestores de Instituições de Ensino Superior (IES), pesquisadores de programas stricto sensu, gestores e participantes de parques tecnológicos, incubadoras e demais unidades que compõem os ambientes de inovação, além de docentes, estudantes e atores sociais que tenham interesse nessa temática, mesmo que não vinculados às instituições do Comung.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.feevale.br/comung2017. O investimento é de R$200,00, para não associados ao Comung,. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail comung@comung.org.br.

Confira a programação completa do evento
Dia 4 de setembro
13h30min às 14h – Abertura: José Carlos Carles de Souza (presidente do Comung e reitor da UPF), Inajara Vargas Ramos (reitora da Universidade Feevale e anfitriã), Ronald Krummenauer (secretário estadual de Educação)
14h às 15h30min -  Palestra de abertura “Futurismo, educação criativa, empreendedorismo”, com Tiago Mattos
15h30min às 16h -  Coffee break
16h às 17h30min -  Painel “Evolução dos ecossistemas de inovação e a relação com as universidades e as cidades” -  Painelistas: Paulo Monteiro Vieira Braga Barone e Jorge Luis Nicolas Audy
17h30min às 19h -  Palestra “O desafio da relação universidade-empresa”, com Susana Sanchez Galve
19h às 19h30min -  Coffee break e atividade cultural
19h30min às 21h -  Palestra “Parques tecnológicos, empresas inovadoras e a internacionalização: desafios do século XXI”, com Francesc Solé Parellada

Dia 5 de setembro
9h às 10h - Palestra “Estratégias do governo federal de incentivo à inovação”, com Álvaro Prata
10h às 11h30min - Mesa redonda “Fazendo relações com o Comung”
Debatedores: Cleber C. Prodanov (pró-reitor de Inovação da Universidade Feevale), Susana Sanchez Galve (especialista na relação universidade-empresa), Francesc Solé Parellada (diretor acadêmico da Unidade de Valorização - Universidade Politécnica da Catalunya - BarcelonaTech).
Mediadora: Carmen Lúcia de Lima Helfer (vice-presidente do Comung e reitora da Unisc)
11h30min -  Almoço (por adesão)
14h às 14h15min - Palestra “Transformação digital na gestão de crédito educacional”, com  Nivio Delgado (diretor-superintendente da Fundacred) e Jonas Queiroz (gerente de TI da Fundacred)
14h15min às 14h30min -  Palestra “A inovação na gestão do ensino superior”, com Gustavo Hoffmann (Grupo A)
14h30min às 15h15min - Coffee break
15h15min às 16h45min - Mesa redonda “Startups e empresas tradicionais: empreendedorismo em ação”
Debatedores: José Renato Hopf (fundador da 4all e consultor da Endeavor Brasil), Cesar Leite (presidente da Processor) e Fernando Kreutz (diretor da FK Biotecnologia)
Mediador: Evaldo Antonio Kuiava (vice-presidente do Comung e reitor da UCS)
16h45min -  Encerramento e avaliação do evento, com Inajara Vargas Ramos (reitora da Universidade Feevale e anfitriã), José Carlos Carles de Souza (presidente do Comung e reitor da UPF), Evaldo Antonio Kuiava (vice-presidente do Comung e reitor da UCS), Carmen Lúcia de Lima Helfer (vice-presidente do Comung e reitora da Unisc) e Lia Maria Herzer Quintana (tesoureira do Comung e reitora da Urcamp)