Vestibular

Compromisso com a formação de professores

20/10/2017

15:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

UPF oferece 12 opções de licenciatura no Vestibular de Verão 2018 e reforça a formação de professores como uma de suas características vocacionais

Dados do Censo da Educação Superior mostram que o Brasil tem 7.356 cursos superiores de licenciaturas e cerca de 1,5 milhão de estudantes matriculados nesses cursos. Isso representa somente 18,9% do total de alunos no ensino superior no país. Enquanto isso, a Sinopse Estatística da Educação Básica mostra que já existe uma defasagem no número de professores em exercício no Brasil, no Rio Grande do Sul e até mesmo em Passo Fundo. É por esse motivo que, desde sua criação, a Universidade de Passo Fundo (UPF) tem a formação de professores como uma de suas características vocacionais. 

Ao todo, a UPF já formou mais de 75 mil alunos de graduação. Nesse universo, pelo menos 30 mil são professores. Com forte vínculo com a comunidade, a UPF atua diretamente em uma área de abrangência que hoje compreende mais de 100 municípios das regiões Norte e Noroeste do estado do Rio Grande do Sul e é a única Instituição de Ensino Superior a ofertar continuamente 12 cursos de licenciatura. 

Para a vice-reitora de Graduação da UPF, professora Rosani Sgari, a formação continuada é um dos principais diferenciais da Instituição, reforçada especialmente pela oferta de cursos de pós-graduação lato sensu, experiência que ocorre desde 1975, e de programas de pós-graduação stricto sensu, oferecidos desde 1997, em especial os cursos de mestrado e doutorado em Educação, Letras e História e de mestrado em Ciências Ambientais e em Ensino de Ciências e Matemática. 

Outro diferencial destacado pela vice-reitora é a adesão da UPF, desde 2010, aos programas da Capes, para fortalecimento e valorização da educação básica: o Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e o Plano Nacional de Formação de Professores da educação básica (Parfor). “O Pibid desenvolve ações em 30 escolas do município de Passo Fundo e região produzindo impactos positivos tanto nos cursos de formação quanto nas escolas atendidas”, comentou. O Parfor, por sua vez, capacitou, entre 2010 e 2017, um total de 102 professores em exercício na rede pública de educação básica.

Modelo de ensino, a UPF vem aprimorando metodologias e investindo na formação dos professores, o que mostra, segundo Rosani o compromisso com a união entre ensino, pesquisa e extensão, característica da Instituição. Na opinião da vice-reitora, esse tipo de experiência possibilita a formação integral que promove a autonomia e o protagonismo dos alunos e reforça a qualidade dos cursos oferecidos pela UPF.  “Vários currículos foram reformulados recentemente, atendendo à legislação e promovendo melhorias no ensino, articulando-o com a pesquisa e com a extensão. Essas melhorias refletem em maior relação entre teoria e prática, maior articulação com a educação básica e em interdisciplinaridade”, comentou. 

Vestibular de Verão UPF
A UPF está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2018 para ingresso em cursos de graduação na modalidade presencial. Nesta edição, estão sendo oferecidos 58 opções de cursos em Passo Fundo e cursos nos campi Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. Desses, 12 são de licenciatura. 

A inscrição deve ser feita via internet, pelo site vestibular.upf.br, até o dia 13 de novembro. A prova, que acontece no dia 18 de novembro, está dividida em dois grupos: 1 e 2. Os candidatos aos cursos do Grupo 1 farão somente a prova de Redação, e os candidatos aos cursos do Grupo 2 farão as provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química. A prova do Grupo 1 será das 14h às 15h30min, e as do Grupo 2, das 14h às 19h.

Bolsas incentivam o ingresso nas licenciaturas
A UPF, por meio do Processo Seletivo de Verão 2018, oferece o Programa de Bolsa FUPF (Lei nº 12.101/09), regido por edital próprio disponível no site da Instituição, o qual prevê gratuidade de 50% para os seguintes cursos: Campus Passo Fundo: Administração (B) (manhã); Artes Visuais (B e L); Educação Física (L); Filosofia (B e L); Física (L); Geografia (L); História (L); Letras - Português e Espanhol (L); Letras - Português e Inglês (L); Matemática (L); Música (L); Pedagogia (L); Química (B e L); Secretariado Executivo (B) e Serviço Social (B); Campus Carazinho: Pedagogia (L); Campus Lagoa Vermelha: Pedagogia (L); Campus Soledade: Educação Física (L) e Pedagogia (L).

Confira os cursos de licenciatura oferecidos no Vestibular de Verão 2018:
Passo Fundo
Artes Visuais (L)
Educação Física (L)
Filosofia (L)
Física (L)
Geografia (L)
História (L)
Letras - Português e Espanhol (L)
Letras -  Português e Inglês (L)
Matemática (L)
Música (L) 
Pedagogia (L)
Química (L)

Carazinho
Pedagogia (L) 
 
Lagoa Vermelha
Pedagogia (L)  

Soledade
Educação Física (L)  
Pedagogia (L)