Pesquisa e Inovação

Compreender a ciência para produzir melhor

05/12/2017

13:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

8ª edição do curso Método Lógico para redação científica acontece na UPF, reunindo alunos, professores e pesquisadores que buscam melhorar suas produções

Escrever um bom artigo e fazer a comunidade acadêmica e geral compreender a ciência que está sendo feita é um dos grandes desafios dos pesquisadores da atualidade. Pensando em oferecer métodos adequados e fáceis e buscando desmistificar a ideia de que fazer ciência é difícil, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (VRPPG), promove o curso Método Lógico para redação científica, ministrado pelo professor Dr. Gilson Volpato. A 8ª edição do encontro acontece nesta terça e nesta quarta-feira, com uma sessão extra, gratuita, na noite do dia 6, às 19h30min, no auditório da Faculdade de Direito, Campus I.

Para o vice-reitor, professor Dr. Leonardo José Gil Barcellos, é sempre um prazer receber alunos, professores e pesquisadores que buscam o conhecimento para melhorar e qualificar as suas práticas. Em sua opinião, a compreensão dos processos e a clareza dos métodos é o que vai tirar o medo de escrever um bom artigo científico. “Aqui, temos pessoas das mais diversas áreas e todas precisam compreender que a ciência é a mesma. A grande questão que precisa ser resolvida é o entendimento da lógica da ciência. Ao longo desses mais de oito anos de cursos, temos conquistado resultados excelentes e conseguimos, com o esforço coletivo, grandes publicações”, destacou.

Em sua fala, Volpato agradeceu a participação de todos e ressaltou que sem esforço e sem formação constante não é possível melhorar a ciência. Ele pontuou que, no Brasil, existem muitos mitos que circundam a produção científica e que, de maneira geral, os pesquisadores vivem dramas desnecessários. “Para mim, essa história de drama para produzir um artigo científico não faz sentido. Se você perceber que a redação científica é simplesmente contar a sua história para o outro, que é explicar porque você está fazendo aquela pesquisa, tudo fica mais claro, objetivo e muito menos complicado”, pontua.

Para ele, um dos grandes equívocos dos pesquisadores é presumir que já compreendeu a sua pesquisa. Além disso, outra questão que impende uma boa produção é a pressão por quantidade de publicações. “Um dos problemas no Brasil é a pressão dos prazos e das publicações, principalmente em nível internacional. Muitas vezes, para defender o prazo, o pesquisador sacrifica a própria pesquisa”, frisa.

Durante os dois dias de curso, Volpato apresentará dicas, orientações e, de forma prática, conversará com os pesquisadores a partir dos artigos publicados por eles mesmos. 

Na noite de quarta-feira (6), às 19h30min, no mesmo local, o encontro é aberto a toda comunidade.