Extensão

Coaju participa de debate sobre sustentabilidade em Tapera

24/05/2018

17:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju), vinculado à Vice Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), participou de uma mesa de debate realizada na manhã de quarta-feira, 23 de maio, no Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada, localizado no município de Tapera.

Com o tema “Vamos falar sobre sustentabilidade!”, a atividade possibilitou aos alunos, professores e a comunidade uma análise de diferentes contextos e situações referentes a preservação ambiental e uma reflexão sobre a influência da ação humana no meio ambiente. O encontro reuniu profissionais de diversas áreas do conhecimento como engenharia ambiental, engenharia florestal, biologia e educação.

O Coaju foi representado pelo biólogo e secretário executivo, Josimar Moschaider, que abordou questões relacionadas a realidade da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí, os desafios para preservação das águas da Bacia e os níveis de precipitação da chuva no Rio Grande do Sul.
Para Moschaider, o principal desafio encontrado pelo Comitê é a urbanização inadequada, que acaba gerando destinação inadequada do lixo e, como consequência, a poluição de rios e seu entorno. “O lixo é um agravante para a qualidade e disponibilidade das águas da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí e para fauna e flora da região”, afirma Josimar.

A mesa de debate também abordou temas como políticas públicas para preservação do meio ambiente, tratamento da água e sua disponibilidade (práticas e consumo) e desafios e soluções encontrados por empresas privadas quando se trata de sustentabilidade.