Geral

Cinedebate exibiu o documentário “O holocausto brasileiro”

21/05/2018

16:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Atividade integrou programação em comemoração aos 40 anos do curso de Psicologia da UPF

O curso de Psicologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF) promoveu, no dia 18 de maio, o Cinedebate interprofissional: o holocausto brasileiro. A atividade foi mais uma das ações que integrou a programação em comemoração aos 40 anos do curso de Psicologia e também foi uma alusão ao Dia da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio. A exibição do documentário e o debate ocorreram no auditório da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis (Feac).

O debate contou com a participação do psiquiatra Edson Cechin, da historiadora Jaqueline Ahlert, e da psicóloga Jocitacler Bolsoni. O documentário denuncia a forma desumana como eram tratados os pacientes em instituições psiquiátricas no Brasil. Mais de 60 mil brasileiros morreram dentro do Hospital Colônia, em Barbacena (MG). 

A coordenadora do curso de Psicologia, Dirce Tatsch, deu as boas-vindas ao público e ressaltou o orgulho de promover o evento no Dia da Luta Antimanicomial, data marcante para a história da Política de Saúde Mental. O evento também foi uma forma de mostrar a complexidade do tema que é os cuidados com as pessoas com sofrimentos psíquicos. A apresentação musical foi realizada pelo Grupo de Música Brasileira e Jazz da UPF.