Geral

Cinebiografia de Sigmund Freud será realizada na UPF

24/04/2018

09:44

Por: Assessoria de Imprensa

Evento, que ocorre de 3 a 5 de maio, integra as atividades em comemoração aos 40 anos do curso de Psicologia. As inscrições estão abertas

"O homem que perturbou o sono do mundo - Uma cinebiografia de Sigmund Freud”, será realizada nos dias 3, 4 e 5 de maio, no auditório da Faculdade de Odontologia (FO), prédio A7, Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF). Sob a coordenação geral do Dr. Francisco Carlos dos Santos Filho, psicanalista, professor e pesquisador do curso de Psicologia da UPF - com comissão organizadora coordenada pela psicóloga Giovana Schalemberger - o trabalho aborda a vida Freud sob três ângulos de pesquisa que dizem respeito à história da ideias: O contexto social, político e econômico da época considerada; o panorama das descobertas do mundo cientifico e das relações profissionais do momento vivido; e o universo pessoal e familiar íntimo de Freud. A atividade é um convite para um mergulho profundo na vida e obra de um dos mais renomados pensadores do século XX. A mesa de abertura ocorre no dia 3 de maio, a partir das 19h30min. As inscrições para o evento estão abertas e são gratuitas.

O evento tem como propósito trabalhar a história da vida e da construção teórica de Freud e o impacto que suas descobertas produziram no século XX e no mundo contemporâneo. Seu pensamento produziu rupturas não só no modo de compreender o ser humano, mas em todo o mundo das Ciências Humanas, estendendo seus efeitos para áreas muito além da psicanálise. Essa é a proposta de trabalho na mesa de encerramento, que ocorre no dia 5 de maio: “O impacto do pensamento de Freud no mundo contemporâneo”, que contará com convidados das áreas da Medicina, Filosofia, Educação e Literatura.

O filósofo e professor Dr. Luis Francisco Fianco Dias, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), observa que a psicanálise trouxe relevante contribuição no campo da Filosofia do século XX. “A partir dela houve a possibilidade de pensar o ser humano, do ponto da antropologia filosófica, como algo além do aspecto controlável da racionalidade e das explicações conscientes.  Tudo que toca a filosofia, especialmente a filosofia da cultura, a estética e a filosofia política no século XX, não pode ser pensado sem considerar as contribuições de Freud e a descoberta do inconsciente”, explica o professor.

Na educação, o pensamento de Freud também gerou rupturas, como pontua o professor Dr. Cláudio Almir Dalbosco, da Faculdade de Educação (Faed). Conforme o professor seria praticamente impossível pensar o papel das humanidades no tratamento de problemas sociais, políticos e educacionais na atualidade sem a contribuição de Freud. “No campo da educação, especialmente, suas pesquisas sobre o psiquismo infantil permitiram compreender a criança de maneira inteiramente nova, como um ser em constante formação, que ao mesmo tempo em que precisa da proteção adulta, pode conquistar sua autonomia, progressivamente e nunca de maneira definitiva”, comenta Dalbosco.

Nem mesmo o tradicional campo da medicina saiu ileso, já que a relação médico-paciente passa a ser considerada por outro viés. “Freud teve marcante influência sobre a medicina ocidental. As faculdades de medicina nas disciplinas de psicologia médica, passaram a utilizar conteúdos desenvolvidos originalmente por Freud. Entre elas, a escuta atenta do paciente; a valorização dos seus sentimentos; a importância de perceber os sentimentos que o paciente desperta no médico; também, a história de vida do paciente passou a ser valorizada”, salienta o professor Dr. Jorge Alberto Salton, da Faculdade de Medicina (FM).

A professora Dra. Márcia Helena Saldanha Barbosa, do IFCH, considerando o campo literário, refere que as ideias de Freud influenciaram a literatura e a própria teoria da literatura. A professora revela os principais temas que abordará em sua fala na mesa de encerramento. “Inicialmente, constituída por um breve comentário acerca da influência que o pensamento de Freud exerceu sobre a criação literária no Brasil, no século XX, para, num momento posterior, deter-se nas contribuições que ele trouxe para o desenvolvimento da moderna teoria literária”, informa Márcia.

Esta prévia sobre o evento é um convite para mergulhar nas águas profundas – ora calmas, ora turbulentas – da vida de Sigmund Freud e apreciar o legado que suas descobertas deixaram. 

Sobre o evento
“O homem que perturbou o sono do mundo - Uma cinebiografia de Sigmund Freud”, foi organizado pela Classe de Psicanálise do Projeto – Associação Científica de Psicanálise de Passo Fundo, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Psicanálise e Interfaces e Grupo de Pesquisa Fotogramas do (Ser) Humano do IFCH/UPF, e está sob a coordenação geral do psicanalista Dr. Francisco Carlos dos Santos Filho, professor e pesquisador do curso de Psicologia da UPF, que é  também coordenador dos três grupos de pesquisa envolvidos. A coordenação da comissão organizadora do evento está a cargo da psicóloga Giovana Schallenberger. Os apoiadores são o Projeto – Associação Científica de Psicanálise, o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e o curso de Psicologia da UPF, com patrocínio da Clínica Onkós. A cinebiografia faz parte dos eventos comemorativos oficiais dos 40 anos do curso de Psicologia da UPF.   

Inscrições
Inscrições e informações por meio do link https://bit.ly/2pE13te, e dos contatos (54) 98437-6713 ou (54) 99925-2289 ou pelo e-mail secretariapsico@upf.br.