Pesquisa e Inovação

Ciência é tema de workshop e aula inaugural do PPGCTA da UPF

16/03/2018

11:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

“A ciência não tem verdade absoluta”, disse o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Leonardo José Gil Barcellos, na manhã desta sexta-feira, dia 16 de março, em sua palestra no Workshop e aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade de Passo Fundo (PPGCTA/UPF). A atividade reuniu alunos e professores do mestrado e teve como tema “Ciência como base do desenvolvimento”.

Na oportunidade, Barcellos versou sobre a utilidade da ciência, a diferença entre o cientista e o pesquisador, a diferença entre pesquisa básica e pesquisa aplicada, o futuro da área e a popularização da ciência. “O que o futuro nos reserva?”, indagou aos participantes, ponderando sobre todos os aspectos que envolvem a ciência, auxiliando os alunos do mestrado na compreensão das etapas do método científico.

Coordenadora do PPGCTA, a professora Luciane Colla comenta que as turmas estão começando a construir e executar seus projetos de pesquisa e, nessa fase, surgem muitas dúvidas. “Às vezes, pensamos que uma pesquisa só serve se tem aplicação imediata”, afirma, salientando que na base da formação do Programa está o entendimento do que é ciência no seu sentido filosófico.

O Programa

O mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UPF aborda a temática do desenvolvimento de alimentos a partir de novas tecnologias e novos ingredientes, buscando a melhoria de produtos e processos, com visão integrada da importância do alimento para o homem, da segurança alimentar e da responsabilidade ambiental nas linhas de pesquisa: processos biotecnológicos e não convencionais na produção de alimentos e ingredientes; e qualidade e propriedades funcionais de alimentos.

O PPGCTA objetiva a formação de recursos humanos qualificados para atuação no ensino, na pesquisa e no mercado de trabalho desenvolvendo estudos avançados na área de ciência e tecnologia de alimentos. Saiba mais acessando o site do Programa, no endereço eletrônico upf.br/ppgcta.