Geral

Cepa/UPF e Comaja assinam convênio

17/04/2018

16:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa), e o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Butucaraí (Comaja) assinaram convênio nesta terça-feira, 17 de abril, na Sala de Reuniões da Reitoria. O Cepa prestará serviços aos municípios do Comaja que aderiram ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal/Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Sisbi/Suasa).

Os municípios poderão fazer, por meio do Cepa, análises físico-químicas e microbiológicas de água de rede de abastecimento e produtos de origem animal das amostras enviadas pelos estabelecimentos. O coordenador do Laboratório de Cereais do Cepa, Luiz Carlos Gutkoski, explicou como funcionará o serviço. “O Cepa vai servir de apoio para fazer o controle de qualidade e atestar inocuidade dos alimentos produzidos pelas agroindústrias naqueles municípios do Comaja que já aderiram ao sistema Sisbi/Suasa”, informou Gutkoski.

O Consórcio é formado por 34 municípios. A importância do convênio foi destacada pelo presidente do Comaja, Volmar Telles do Amaral, prefeito de Saldanha Marinho. “Essa parceria é importante para todos os municípios que abrangem o Consórcio, que terão, a partir desse convênio, a possibilidade de trazer o produto de origem animal para o Cepa fiscalizar e atestar a sanidade dos produtos aos pequenos produtores das agroindústrias, que poderão vender um produto de qualidade”, ressalta Amaral.

A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, enfatizou as contribuições da UPF para o desenvolvimento regional, por meio de convênios e parcerias com instituições e entidades da região. “Temos na UPF a possibilidade de desenvolver e oferecer serviços de qualidade, por meio de convênios como esse, que se estabelece hoje. Há meio século temos uma relação bastante próxima com as comunidades e temos potencial de nos aproximar ainda mais, possibilitando que os municípios tenham serviço de qualidade e proporcionando para a UPF a experiência de formação do nosso aluno dentro da realidade local”, declarou Bernadete. 

A solenidade de assinatura também contou com a presença do diretor Administrador Financeiro da UPF, José Luís de Freitas, da coordenadora da Divisão de Assuntos Comunitários da UPF e presidente do Corede Produção, Munira Awad, da chefe de gabinete, Lívia Nonnemacher, do supervisor Administrativo do Cepa, Rubian Rebonatto Ferreira, de integrantes do Comaja, prefeitos, entre outros representantes dos municípios que compõem o Consórcio. 

Sobre o Cepa
O Centro de Pesquisa em Alimentação da Universidade de Passo Fundo (Cepa/UPF) foi criado em 1985 e conta com uma ampla e moderna infraestrutura laboratorial, abrangendo laboratórios de prestação de serviço que atuam como apoio no desenvolvimento do setor alimentício, através da realização de ensaios para controle de qualidade e melhoria de produtos, adequação de tecnologias bem como para rotulagem de alimentos embalados. Para mais informações acesse o site www.upf.br/cepa.