Pesquisa e Inovação

Cepa conta com equipamento de ponta para análises físicas e químicas de alimentos e bebidas

07/07/2017

17:39

Por: Caroline Simor

Fotos: Gelsoli Casagrande

Equipe de pesquisa que utiliza o aparelho recebeu treinamento nesta semana

Adquirido por meio do projeto de pesquisa “Erva-mate como componente funcional no desenvolvimento de processo e produtos alimentares”, coordenado pela professora Dra. Telma Elita Bertolin. Desenvolvido dentro do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) da Universidade de Passo Fundo (UPF), o Espectrofotômetro Infravermelho Próximo (NIR) está sendo utilizado no Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa). Nesta semana, uma equipe de professores, funcionários e alunos de graduação e de pós-graduação, além de representantes da empresa Biotrigo Genética, participaram de uma formação com o técnico Clayton França Almeida, da empresa Foss do Brasil.

Segundo o professor Dr. Luiz Carlos Gutkoski, que atua no projeto, a técnica NIR baseia-se no princípio de que diferentes ligações químicas na matéria orgânica absorvem ou emitem luz de comprimentos de onda diferentes quando a amostra é irradiada ocorrendo vibração molecular. “O equipamento permite realizar análises físicas e químicas de alimentos e bebidas por reflexão difusa de uma impressão espectral obtida através da absorvância do comprimento de onda. O equipamento adquirido atende uma série de especificações como realização de leitura em comprimento de onda que varia entre 400 a 2500 nanômetros, ou seja desde a faixa do visível até o infravermelho próximo. Como o espectro eletromagnético é dividido em faixas de acordo com o comprimento de onda ou frequência, as leituras do NIR resultam na obtenção de um quadro completo da composição do alimento analisado”, explica. 

De acordo com Gutkoski, com a aquisição da ferramenta, o Cepa tem a possibilidade de oferecer serviços diferenciados no ensino, na pesquisa e na extensão. “Este equipamento é muito robusto e de tecnologia avançada, colocando o Cepa como protagonista em NIR na área de ciência e tecnologia de alimentos”, ressalta.