Ensino

Bolsistas Pidid participam de seminário de formação

20/06/2017

16:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotos: Gelsoli Casagrande

Acadêmicos dos cursos de licenciatura da Universidade de Passo Fundo participaram de formação que marcou fim das atividades do semestre

Formar profissionais que atuem como agentes para o desenvolvimento da sociedade, aliando teoria e prática oportunizando o aprendizado de forma interdisciplinar é um dos objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), desenvolvido pela Universidade de Passo Fundo (UPF) aos acadêmicos de cursos de licenciaturas. Nesta terça-feira, dia 20 de junho, foi realizado no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), o Seminário Institucional do Pibid, com a palestrante Marilise Brockstedt Lech que falou sobre o tema “Aprendizagem significativa: consciência e compreensão dos conhecimentos”.

A vice-reitora de Graduação da UPF, Rosani Sgari, esteve presente no evento, destacando a valorização da educação e o importante momento de formação para os acadêmicos. “Uma aprendizagem significativa é recheada de componentes humanos e técnicos. A Universidade de Passo Fundo continua de portas abertas para as escolas, a educação básica, pois sabemos da importância de cada um de vocês, que atuam nesse cenário, enquanto pibidianos e futuros professores”, destacou.

O seminário com bolsistas do Pibid acontece no final de todos os semestres, sendo voltado para os estagiários bolsistas do programa, os professores supervisores das

escolas conveniadas e aos coordenadores de cada subprojeto da UPF. Estavam presentes no encontro o coordenador institucional do Pibid Luís Marcelo da Ross e as coordenadoras de gestão do programa, Patrícia da Silva Valério e Maria de Fátima Bittencourt. “O encontro tem o objetivo de reunir todos os alunos bolsistas do Pibid que fazem parte dos 17 subprojetos que envolvem todos os 13 cursos de licenciatura da UPF Campus I. Também alguns cursos de licenciatura dos Campi de Soledade, Palmeira das Missões, Carazinho e Lagoa Vermelha”, explicou a gestora Patrícia.

Todos os cursos possuem coordenador de área e professores supervisores das escolas onde os pibidianos atuam. De acordo com a palestrante professora Marilise Brockstedt Lech, que também é coordenadora de um dos subprojetos, é importante que os acadêmicos façam análise e planejem suas carreiras. “A questão não é o que sabemos, mas o que fazemos com o que sabemos”, destacou.

O Pibid é um convênio entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a UPF. Ele iniciou em 2010 e atua como um laboratório de aprendizagem, integrando teoria e prática para formação de professores. “O programa valoriza a interdisciplinaridade dentro da instituição, nos possibilita uma visão mais ampla de nossa atuação”, opinou o acadêmico do 4º semestre do curso de Letras e bolsista do Pibid, Adelair Pablo de Oliveira Lescano.

Após a palestra, foi realizado um debate entre os acadêmicos. O seminário foi encerrado com uma confraternização entre todos os integrantes do Programa.