Ensino

Bolsistas Paidex do curso de Odontologia realizam ação na Coama

20/11/2017

14:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A equipe de bolsistas do Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão e de Assuntos Comunitários (Paidex) da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (FO/UPF) desenvolveu mais uma ação de integração. Como parte das atividades do projeto de extensão “A leitura do mundo e da palavra no galpão da Coama”, eles estiveram no sábado, dia 18 de novembro, na Cooperativa Amigos do Meio Ambiente (Coama).

Coordenados pelo professor João Decarli, os bolsistas desenvolveram atividades sobre higiene bucal e sua importância para a saúde e bem-estar. Também foram entregues aos cooperados kits com materiais sobre o tema, para uso pessoal. 

A aula foi organizada em parceria com as bolsistas do curso de Pedagogia, buscando integrar conhecimentos específicos de cada área do conhecimento. De acordo com a aluna do curso de Pedagogia Cristiane Oliveira, foram utilizadas metodologias participativas, como roda de conversa, uso de materiais práticos, que possibilitaram a integração dos bolsistas, professores e catadores. “Não foram somente as alunas da Coama que aprenderam, foi uma aula muito importante também para nós, alunas do curso de Pedagogia. E, essa troca de saberes, contribui de forma significativa para nossa formação profissional”, destacou.

O projeto na Cooperativa tem por objetivo desenvolver ações interdisciplinares que, por meio de atividades de alfabetização e letramento, promovam autonomia das catadoras de materiais recicláveis, facilitando as condições de trabalho de coleta. Além disso, são realizadas atividades de arteterapia e de cuidado com a vida, promovendo empoderamento e autonomia dos cooperados. 

O projeto integra o programa de extensão da UPF “Comunidades sustentáveis”, vinculado à Faculdade de Educação (Faed) e ao Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais da UPF (CCTAM/UPF).