Ensino

Bilinguismo é tema de curso no PPGL/UPF

08/06/2018

15:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Lauriane Agnolin

Dentro das comemorações dos 15 anos do Programa de Pós-Graduação em Letras  (PPGL) e em meio às celebrações dos 50 anos da Universidade de Passo Fundo (UPF), realizou-se, no dia 6 de junho, o curso Bilinguismo: aquisição e complexidade, ministrado pela professora Dra. Luciane Sturm. O objetivo da atividade foi discutir o panorama geral sobre as questões que envolvem o bilinguismo e a aquisição da língua estrangeira no Brasil e no mundo, relacionando essas questões a pesquisas na área.

O curso contou com a participação de acadêmicos da graduação e da pós-graduação, bem como de professores e pesquisadores da área, de diferentes municípios do Rio Grande do Sul, além de Passo Fundo. Foram abordados tópicos como o bilinguismo e o processo de aquisição de uma segunda língua, o cenário sociolinguístico brasileiro, o bilinguismo de minorias linguísticas e a teoria da complexidade no contexto bilíngue. “O bilinguismo é um fenômeno mundial que tem despertado o interesse cada vez maior da comunidade científica, na área da linguística aplicada, por isso, o tema não poderia deixar de ser discutido entre nossos alunos e a comunidade externa”, comenta a professora Dra. Claudia Toldo, coordenadora do PPGL/UPF.

A temática, bem como a aquisição da linguagem e o ensino e a aprendizagem da língua estrangeira estão, também, entre os assuntos pesquisados no PPGL. “São temas bastante pertinentes, considerando que aumenta na região a oferta e a procura pelo estudo de um idioma estrangeiro, fato que requer professores cada vez mais capacitados, com pós-graduação”, conta Luciane.