Extensão

Balcão do Consumidor UPF é apresentado em conferência internacional

19/07/2017

10:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Balcão do Consumidor, projeto de extensão da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), foi apresentado pelos professores Rogerio da Silva e Liton Lanes Pilau Sobrinho na 16ª Conferência Internacional Association of Consumer Law 2017 (IACL). O encontro acontece desde domingo, (16), na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O evento conta com a participação de representante de 31 países e trouxe ao Brasil os principais nomes da defesa do consumidor no mundo. De acordo com Rogerio, as palestras e painéis têm refletido o momento atual da defesa do consumidor, avanços e retrocessos.

O professor lembra que em 2017 o Balcão completa 11 anos de trabalho, com mais de 75 mil pessoas atendidas somente em Passo Fundo, marcando presença nos campi de Carazinho, Soledade, Casca, Lagoa Vermelha e Sarandi. Ele ressalta que a mesa dedicada ao Balcão do Consumidor, como modelo serviço de defesa do consumidor, foi presidida pela professora Dra. Sandra Vial e também contou com a participação da promotora de justiça Carolina Vaz e a diretora do Procon - RS, Maria Elizabeth Pereira. Em suas falas, elas reforçaram que o trabalho desenvolvido na Faculdade de Direito da UPF é hoje modelo para todo o Estado e país e que os Procons estão estimulando a criação de Balcões.

Liton e Rogerio apresentaram um vídeo que resume o trabalho do Balcão do Consumidor da UPF, que no ano passado conquistou o prêmio de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado. Os presentes também puderam conhecer um trecho do documentário sobre o surgimento do movimento consumerista no Brasil, a partir dos anos 1970.

Encontro Estadual
Na oportunidade, foi confirmado para o dia 31 de agosto, na Faculdade de Direito da UPF, o Primeiro Encontro Estadual de Balcões do Consumidor, promovido pelo Procon – RS.