Extensão

Balcão do Consumidor UPF Casca promove atividade de educação para o consumo

18/10/2017

17:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Promover a educação para o consumo assim como a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e obrigações são objetivos do projeto de extensão Balcão do Consumidor da Universidade de Passo Fundo (UPF). Na última terça-feira, 17 de outubro, acadêmicos do curso de Direito da UPF, Campus Casca, acompanhados da professora Nadya Tonial palestraram para alunos do Colégio Estadual Divino Mestre, em Paraí/RS.

Por meio do projeto “Balcão na Escola” foram repassadas informações sobre educação para o consumo para mais de 40 adolescentes, com idade entre 13 e 14 anos, estudantes dos 6° e 7° anos do Ensino Fundamental. De acordo com a professora Nadya, foram explicadas as relações de consumo, tratando sobre os conceitos básicos de consumidor, como fornecedor, produto e serviço, bem como, sobre os direitos básicos do consumidor, previstos no artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor.  “O objetivo principal do encontro foi de abordar o tema comércio eletrônico como tópico específico, levando em conta que, como todo fenômeno complexo, a internet não é algo que contém apenas aspectos positivos, mas sim, configura-se como uma ferramenta que pode ser utilizada de forma ambígua, podendo auxiliar ou prejudicar o consumidor”, explicou.

Durante o encontro foram passadas dicas a respeito dos cuidados que o consumidor deve ter na hora de realizar compras pela internet, bem como informar os consumidores de seus direitos, como por exemplo, o direito de arrependimento, previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor. 

Com o intuito de propiciar um maior entendimento ao público, foram apresentados slides, bem como distribuídas cartilhas, desenvolvidas pelo próprio Balcão do Consumidor que apresentam informações e mais detalhes acerca do tema “comércio eletrônico”.

Balcão do Consumidor
O Balcão do Consumidor é um projeto de extensão da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF). Em Casca, está localizado na Rua XV de Novembro, nº 402, Centro, (em frente ao Salão Paroquial). O atendimento ao público é realizado todas as tardes, das 13h:30m às 17h:30m. Informações pelo telefone (54) 3347-1157 ou pelo e-mail: balcaocasca@hotmail.com.