Universidade

Balcão do Consumidor é homenageado pela Câmara de Vereadores de Passo Fundo

07/12/2016

17:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Solenidade foi realizada nesta quarta-feira, 7 de dezembro, durante Grande Expediente da Sessão Plenária

O projeto Balcão do Consumidor da Faculdade de Direito (FD), ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), foi homenageado pelos seus 10 anos de prestação de serviços à comunidade. A solenidade foi realizada na quarta-feira, 7 de dezembro, durante o Grande Expediente da Sessão Plenária Ordinária da Câmara de Vereadores, no Plenário Sete de Agosto. A homenagem foi feita pelo presidente do Legislativo, vereador Marcio Patussi (PDT).


Projeto de extensão Balcão do Consumidor da UPF é homenageado pelos seus 10 anos de atuação


O Balcão do Consumidor, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo (Procon), e o Ministério Público Estadual, tem como foco trabalhar a mediação nas relações de consumo. Só em Passo Fundo são mais de 80 mil atendimentos durante esses 10 anos de história. O índice de solução de conflitos supera os 75%, contribuindo para a redução de demandas judiciais. “O projeto vem ao encontro daquilo que a sociedade mais precisa, que é o apoio de instituições na orientação de práticas diversas e, neste caso, a prática do consumo. Fizemos questão de reconhecer esse importante projeto da Faculdade de Direito, que atua na cidade e região”, destacou o proponente da homenagem, vereador Marcio Patussi, que entregou o certificado de Honra ao Mérito ao reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza.

O Balcão foi inaugurado em 29 de setembro de 2006 e sua estrutura está instalada no Campus III da UPF. Também conta com unidades nos campi  Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. O atendimento é realizado por alunos e professores do curso de Direito. “O Balcão do Consumidor, projeto que conta com 10 anos, tem cumprido, ao longo deste período, um trabalho excepcional em Passo Fundo e na região. É um projeto que tem envolvimento dos nossos alunos e professores auxiliando na resolução de conflitos envolvendo consumidor e fornecedor. A sociedade tem muito a agradecer por esse excelente serviço oferecido pela UPF”, enfatizou o reitor da UPF.

O diretor da Faculdade de Direito e um dos coordenadores do projeto, Rogerio da Silva, lembrou a trajetória do Balcão e destacou o comprometimento e a importância do professor Liton Lanes Pilau Sobrinho, idealizador do projeto, e de todos os acadêmicos e professores que fazem parte da história do Balcão do Consumidor. “Esse reconhecimento da Câmara de Vereadores de Passo Fundo é muito importante. O Balcão busca fazer a conciliação das relações de consumo de forma extrajudicial. Esse modelo é referência para a nossa Instituição e para várias instituições de ensino superior do estado e do Brasil. Dedico essa homenagem a todos que fazem e fizeram parte da trajetória do Balcão”, ressaltou Silva.

A solenidade também foi prestigiada pelo vice-diretor da FD Edmar Vianei Daudt, pela professora orientadora do Balcão do Consumidor Manoela Bitencourt, acadêmicos e demais professores que participam do projeto, além de diversas autoridades e comunidade em geral.

Mais informações sobre o Balcão do Consumidor podem ser obtidas no site balcaodoconsumidor.upf.br.

Ano de conquistas

O ano de 2016 foi de muitas conquistas para a Faculdade de Direito da UPF. No ano em que completou 60 anos, a FD foi reconhecida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que concedeu para o curso de Direito, o selo OAB Recomenda, colocando a UPF na destacada posição de estar entre as oito instituições a receber a distinção no estado, única da região Norte. Em março, o Balcão do Consumidor da FD e a UPFTV também lançaram um documentário inédito no país intitulado “Movimento consumerista brasileiro: 25 anos do Código de Defesa do Consumidor”. Além disso, em novembro deste ano, o projeto Balcão do Consumidor foi o grande vencedor do Tema Norteador “Consumidor consciente e educação financeira” da 17ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social, promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.