Jornada

Autor do livro “Por que Indiana, João?” bate papo com leitores na UPF

29/09/2016

17:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

O projeto Livro do Mês da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu, na noite de quarta-feira, 28 de setembro, um seminário sobre a obra “Por que Indiana, João”, do escritor Danilo Leonardi. Essa foi a primeira atividade do escritor na Capital Nacional da Literatura, realizada no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), no Campus I. O autor permanece até sexta-feira, 30 de setembro, em Passo Fundo, onde participa de encontros gratuitos com leitores da rede de ensino pública e particular.


O escritor Danilo Leonardi conversou com acadêmicos e alunos da rede pública na UPF, na quarta-feira, 28 de setembro 


O público que compareceu ao auditório do Iceg, na noite de quarta-feira, composto por acadêmicos da UPF e estudantes de escolas públicas de Passo Fundo, foi recepcionado com balões amarelos como forma de chamar atenção para um tema muito discutido na atualidade, o bullying, tema principal da obra “Por que Indiana, João”. A atividade na UPF foi organizada por alunos do segundo nível do curso de Letras. 

O livro de Danilo Leonardi é um romance, lançado pela Giz Editorial. O livro conta a trajetória de João, um adolescente comum que nunca foi popular e não tinha muitos amigos. João sofre bullying constantemente por vários garotos de sua escola, porém, por ser muito tímido e ter certo medo, nunca revidou, até que uma reviravolta acontece em sua vida. A história foi inspirada na própria experiência do autor do livro. “Sofri bullying e de certa forma isso me inspirou a escrever, porque eu não costumava falar sobre esse assunto. Geralmente, quem sofre bullying não conversa sobre isso, nem com seus pais. Era uma coisa que eu precisava desbloquear dentro de mim e, por isso, escrevi esse livro”, comentou o autor.

Além da experiência pessoal, o autor buscou mais informações sobre o tema e histórias de outras pessoas que viveram situações de bullying. “Fui atrás de pessoas que sofriam bullying, de professores da rede estadual de São Paulo, que fizeram o curso oferecido pelo governo para lidar com essa questão em sala de aula. Queria saber o que as pessoas estão fazendo para combater o bullying. Não gosto de escrever sobre coisas que eu não acredito que existam, não gosto de escrever personagens que sejam ‘Coelhinho da Páscoa’ ou ‘Papai Noel’; prefiro escrever sobre personagens que vejo existir de verdade”, salientou Leonardi.

O público fez diversas perguntas para o autor, que também autografou livros e tirou fotos com os leitores. Nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, o encontro aconteceu no Teatro do Sesc Passo Fundo, com alunos e professores da rede municipal de ensino e comunidade em geral, e, no dia 30 de setembro, sexta-feira, também no Teatro do Sesc, acontece, às 9h, o seminário para alunos e professores da rede estadual e particular de ensino e para a comunidade em geral.

Galeria de Vídeos