Geral

Aula Magna 2018 acontece no dia 19 de fevereiro

14/02/2018

14:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

“O que é Universidade? Desafios para uma instituição em permanente mudança” será a temática que norteará os debates nesta edição

A Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza na próxima segunda-feira, dia 19 de fevereiro, a partir das 19 horas, a edição de 2018 da tradicional Aula Magna. Com a temática “O que é Universidade? Desafios para uma instituição em permanente mudança”, a atividade de integração e formação especialmente direcionada aos professores da Instituição contará com a presença do professor Dr. Naomar Monteiro de Almeida Filho, da Universidade Federal da Bahia, e será realizada no Centro de Eventos da UPF. 

Promovida pela Vice-Reitoria de Graduação (VRGRAD) da UPF, a atividade inaugura o ano letivo e conclui o intenso processo de formação de docentes iniciado no mês de janeiro. Para a vice-reitora de Graduação, professora Rosani Sgari, a Aula Magna é um momento importante de formação e de integração entre os professores.  “Oportunizar um encontro entre os professores e para os professores é sempre desafiador, pois, além de promover reflexões a partir de estudos, inspira e sinaliza ações interdisciplinares. Temos convicção de que as Aulas Magnas têm sensibilizado os professores para a reavaliação de sua práxis pedagógica e para a consequente responsabilidade na condução das relações educativas”, disse.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.upf.br/agenda, link Inscrições para Eventos. 

Saiba mais sobre o palestrante
Naomar Monteiro de Almeida Filho é Doctor of Science Honoris Causa pela McGill University, Canadá. É professor visitante na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade de Montreal e Universidade Harvard e primeiro Titular da Cátedra Juan Cesar Garcia da Universidad de Guadalajara, México. É professor convidado da Maestría en Epidemiología da Universidad Nacional de Lanús, Argentina. Foi reitor da Universidade Federal da Bahia de 2002 a 2010 e presidente da Comissão de Implantação e reitor pró-tempore da Universidade Federal do Sul da Bahia (2013-2017). Médico, Ph.D em Epidemiologia e docente da UFBA, desde 2010, tem focado sua produção acadêmica em estudos sobre a universidade e sua relação com a sociedade. É autor dos seguintes livros: Universidade nova: textos críticos e esperançosos (2007); Memorial da universidade nova: UFBA 2002-2010 (2010), em coautoria com Boaventura Sousa Santos; A universidade no século XXI: para uma universidade nova (2008); e, em coautoria com Fernando Seabra Santos, A quarta missão da universidade (2012).