Extensão

Arte ao entardecer é realizada no Campus Carazinho

23/10/2017

17:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Atividade fez parte da programação do II Domingo no Campus. Ação em Carazuinho também contou com o I Acquagincana Coaju

A Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF) e o Ministério da Cultura realizaram, no Campus UPF Carazinho, no domingo, 22 de outubro, o Arte ao Entardecer do II Projeto do Circuito Cultural. O projeto tem como objeto levar a cultura, a música, a dança, os sons e harmonia à comunidade acadêmica. O evento foi realizado durante o II Domingo no Campus. A atividade também contou com o I Acquagincana do Comitê Alto Jacuí (Coaju).

O Grupo de Danças Folclóricas apresentou a cultura do Folclore Brasileiro, levando muita dança e beleza com trajes típicos. O Projeto Musicografia Braille também encantou ao som de músicas da cultura regionalista. A musicografia é uma aprendizagem da teoria e da prática musical por meio do método braile. Pela música, o deficiente visual tem a possibilidade de desenvolver sua capacidade e sensibilidade. E para encerrar a tarde, a atividade contou com a apresentação dos Coros da UPF Carazinho e do Creati.

Ainda durante o evento, a organizadora dos Grupos Artísticos da UPF, Joseani Perin, realizou a entrega de uma muda de planta nativa para o Coaju, entidade que acolheu o evento do Circuito Cultural, ao secretário executivo do Coaju, Josimar Moschaider. Joseani enfatizou a importância do trabalho que o Comitê desenvolve na preservação e realização das ações em prol da qualidade e da disponibilidade das águas da região. O secretário executivo do Coaju, ressaltou que a arte, como linguagem universal, é um meio para a expressão de sentimentos, percepções e sensibilidades inerentes ao ser humano, possibilitando olhares diferenciados sobre a realidade e agindo como importante vetor para o crescimento pessoal, educativo e profissional. Segundo ele, a participação dos grupos artísticos no evento, fez com que o público presente embarcasse em uma viagem no mundo da arte e da poesia. “Os talentos criativos e as habilidades que não se evidenciam pelos métodos tradicionais, podem se desenvolver através de processos artísticos, com possibilidades estéticas, seja da diferença ou pela diferença que ampliam o da criação, de modo que a singularidade do individuo possa florescer”, finalizou o secretário executivo.