Geral

Arquivo Histórico Regional e Instituto Histórico participam da 2ª Semana Nacional de Arquivos

02/05/2018

18:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Inscrições para a programação devem ser feitas até o dia 18 de maio. As vagas são limitadas

A 2ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional, ocorre de 4 a 9 de junho. O Arquivo Histórico Regional de Passo Fundo (AHR), ligado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), juntamente com o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), integrará a programação, oferecendo atividades de visitação guiada, oficina e debate relacionados à importância de acervos como fonte de pesquisa e produção de conhecimento, bem como de resguardo do patrimônio documental da cidade e região. 

As inscrições devem ser realizadas até o dia 18 de maio. As vagas são limitadas e em algumas atividades serão garantidas por ordem de inscrição. Informações pelo e-mail ahr@upf.br ou telefone (54) 3316-8516.

Visitas guiadas
Voltada para grupos de até 40 pessoas, as visitas guiadas visam atender a grupos de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio, graduação e pós-graduação em todas as áreas. Na visita, serão apresentados o AHR e o IHPF e seu trabalho de conservação de fundos documentais, acervos sob guarda das instituições e informações sobre restauro e conservação. As visitas serão realizadas no turno da tarde, nos dias 4 e 9 de junho. A inscrição é feita pelo responsável pelo grupo por meio do e-mail ahr@upf.br. 

Oficina de higienização e conservação de documentos
Na oficina de higienização e conservação de documentos, a equipe AHR apresentará informações sobre técnicas de higienização e conservação de documentos articulando a parte teórica à parte prática, com a realização de procedimentos pelos participantes. A oficina será realizada no dia 7 de junho, a partir das 14h, no Arquivo Histórico Regional. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail ahr@upf.br. A garantia da vaga se dará pela ordem de inscrição.

Palestra
Uma palestra também integrará a programação. Com o tema “Fotografia, história e espaço”, a professora da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) e mestre em História, Fabiana Beltrami, discutirá questões relativas às imagens fotográficas e a constituição de espaços e regiões. A mesa de debates não demanda inscrições e é aberta aos interessados, bem como a estudantes dos últimos anos do ensino fundamental, ensino médio, superior e pós-graduação. A atividade acontecerá no dia 5 de junho, no Instituto Histórico de Passo Fundo, a partir das 18h30min.