Integrado

Alunos dos cursos técnicos do Integrado compartilham experiências na I Mostra do Conhecimento

09/06/2017

16:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

A I Mostra do Conhecimento Integrado – Cursos Técnicos, promovido pelo Centro de Ensino Médio Integrado UPF, socializa processos de aprendizagem adquiridos ao longo dos cursos. A Mostra iniciou na quinta-feira, 8 de junho, e encerra nesta sexta-feira, dia 9. A atividade conta com trabalhos de alunos do segundo e do terceiro nível dos cursos técnicos em Alimentos, Eletrotécnica, Mecânica e Radiologia, no Campus I, e Enfermagem no Campus Lagoa Vermelha. 

A Mostra conta com cerca de 15 trabalhos envolvendo as áreas de conhecimento de cada curso. A visitação está sendo feita pelos alunos dos demais níveis de todos os cursos, conforme cronograma estabelecido. “O tema dos trabalhos foi livre e cada curso teve que desenvolver um trabalho de pesquisa e, posteriormente, criar um produto para apresentar na Mostra, seja em forma de banner, de degustação ou de vídeo. Essa atividade é importante porque teve todo esse trabalho de pesquisa e envolvimento com a escrita, para, depois, apresentar esse trabalho ao público”, revelou a integrante da comissão organizadora do evento, professora Zuleica Novelo.

O grupo do curso técnico em Radiologia, por exemplo, fez a apresentação da técnica Colangiopancreátografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), que é uma técnica que utiliza simultaneamente a endoscopia digestiva e a imagem radioscópica para diagnosticar e tratar as doenças associadas ao sistema biliar e pancreático. Para os alunos do curso, a atividade ajudou a aprofundar o conhecimento adquirido na sala de aula. “Esse conteúdo foi estudado na disciplina de Exames Contrastados e, com esse trabalho, pudemos aprofundar essa técnica, que é menos invasiva, tem menos riscos de infecções do que uma cirurgia e é usada nos centros de diagnósticos, que é um dos lugares que poderemos trabalhar futuramente”, salientou a aluna do terceiro nível do curso técnico em Radiologia, Jaqueline Backes Rotta.

O diretor do Integrado UPF, Jonir Dalbosco, enfatizou a importância de socializar esses trabalhos feitos em grupos. “A ideia é socializar os processos de aprendizagem que vêm acontecendo ao longo do curso. Além disso, a ação mostra para os alunos que trabalhar em equipe é necessário para o sucesso profissional”, enfatizou.