Pesquisa e Inovação

Alunos da Especialização em Educação Infantil visitam escolas de Chapada

23/05/2018

10:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A turma da Especialização em Educação Infantil da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF) realizou uma visita de estudos na Escola de Educação Infantil Embalando Sonhos e na Escola de Ensino Fundamental da Floresta Olho da Coruja, localizadas em Chapada. A atividade aconteceu no dia 4 de maio, na disciplina de “Estudos da criança: questões emergentes na perspectiva da psicologia e da sociologia da infância”, ministrada pela professora Rosana Farenzena, com o objetivo de visitar escolas que tem muito a contar e, nesses contextos de educação formal, ampliar o olhar sobre os Estudos da Criança.

As escolas foram criadas pelos egressos da UPF, Clarisse Hendges Sturmer, Adroaldo Sturmer e Rosangela Sturmer. Conforme Rosana, nos locais, foram encontrados projetos que não descuidam da relação criança, cultura e natureza, sensíveis às características das crianças e sintonizados com o princípio de legitimidade das culturas infantis. “São inúmeras as evidências de domínio teórico, bem como de rigor ético e científico nas práticas pedagógicas”, disse.

Dentre essas propostas, a professora destaca o projeto Bicho Inventor, desenvolvido em 2018 com as crianças da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. “Ele tem como objetivo investigar a relação entre animais e plantas, entre homem e natureza, buscando compreender sua importância no ecossistema”, conta.

Rosana menciona que, de acordo com os professores das escolas, a escolha do tema do projeto foi em decorrência de uma pesquisa feita com as crianças no ano passado, sobre o reinado no planeta terra de monstruosos e gigantescos animais, tais como foram os dinossauros. “Numa das expedições à floresta em 2017, os alunos, brincando de paleontólogos, escavaram com suas ferramentas uma área em meio a mata. Eles encontraram elementos que se diferenciavam na sua origem: natural e humana. Entre os elementos naturais, foram achados ossos, pedras, galhos e restos de pequenos animais. Já entre os artefatos produzidos pelos humanos, havia isqueiros, plásticos e seringas. Todos esses elementos foram analisados com o grupo de crianças”, relata.

O projeto Bicho Inventor tem como obras de referência os livros “A História das Invenções”, de Monteiro Lobato, e “O Sabugo Inventor”, de Conceição Molinaro,  pois abordam a capacidade inventiva como engenho dos humanos e dos animais.

As alunas do curso de Especialização avaliaram a visita de estudos como uma oportunidade para revisitar o campo teórico e somar conhecimentos. Observaram que a formação profissional inicial, e em serviço, é indispensável para qualificar os diferentes  contextos educativos para a infância.