Extensão

Alimentação saudável tem destaque em ação na Semana dos Orgânicos na UPF

22/05/2018

15:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Exposições, oficinas e Feira Ecológica integram as ações do movimento na UPF. Atividades acontecem nessa terça-feira, 22 de maio, em frente ao Centro de Convivência

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio de seus programas e projetos de extensão, ligados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), integra diversas ações durante a Semana dos Alimentos Orgânicos, uma mobilização nacional que busca sensibilizar e promover espaços de formação sobre a temática. As atividades, que acontecem de 14 de maio a 9 de junho, tiveram uma programação especial nessa terça-feira, dia 22 de maio, em frente ao Centro de Convivência, com uma Feira Ecológica, oficinas, exposições e ações de sensibilização sobre a alimentação.

Dentre as atividades ocorreu uma oficina de preparação de microrganismos eficientes, além de informações sobre produção de brotos germinados, escolhas de plantas alimentícias não convencionais (Pancs) para sucos verdes e uma exposição itinerante de sementes, plantas medicinais, alimentos e produtos orgânicos. As atividades são promovidas pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) da UPF, coordenado pela professora Claudia Petry.

O curso de Nutrição do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), juntamente com o Projeto Promovendo Saúde e Qualidade de Vida, também integrou as atividades por meio de uma ação de sensibilização sobre alimentação: dicas de saúde e distribuição de sal de ervas. Conforme a coordenadora do curso de Nutrição da UPF, professora Valéria Hartmann, as acadêmicas mostraram aos visitantes o que compõem os alimentos ultraprocessados e também opções de alimentos in natura, com informações sobre a composição nutricional. “O propósito é estimular o consumo de produtos saudáveis e naturais”, destacou ela.

Conforme o coordenador do projeto Feira Ecológica da UPF, Rodrigo Luz, as atividades integram a programação especial pelos 20 anos da Feira Ecológica de Passo Fundo. “Reunimos cursos parceiros para fazer essa comemoração, um evento diferenciado para comemorar a Semana dos Orgânicos, com um evento que integra o calendário estadual”, explicou ele. A UPF recebe a Feira Ecológica desde 2015 e como projeto de extensão desde 2016. O projeto, segundo Luz, surgiu em razão da demanda dos alunos. A Feira Ecológica da UPF ocorre de forma quinzenal, sempre em frente ao Centro de Convivência, no Campus I.