Jornada

Ações de cultura e recreação do Sesc integram a programação da Jornada Nacional da Literatura

25/09/2017

18:17

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Espetáculos, shows e oficinas gratuitas compõem a programação preparada para a movimentação literária que acontece de 2 a 6 de outubro

Parceiro cultural da 16ª Jornada Nacional de Literatura e da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura que iniciam na próxima semana, em Passo Fundo, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc preparou uma programação repleta de atividades artísticas e recreativas. Teatro, música, poesia e oficinas estão previstas na programação que acontece entre os dias 2 e 6 de outubro.  Entre os destaques está o espetáculo baseado na vida de Clarice Lispector “Não me toque estou cheia de lágrimas”, que une dança, linguagem teatral e a profundidade da poesia para retratar a complexa personalidade da escritora, no dia 4 de outubro e o show “Poesia Eletrônica”, do artista Lirinha, apresentação que encerra a movimentação literária, no dia 06 de outubro.  

Além dos espetáculos, a programação do Sesc na Jornada também inclui as atividades oferecidas pela Unidade Móvel de Lazer e Cultura do Sesc – RecreArte. A carreta ficará estacionada no Complexo da Jornada, no Campus I da UPF, ao lado direto do Espaço Ariano Suassuna, ao longo de toda a semana e promoverá ações gratuitas durante os intervalos da programação oficial. 

O Sesc terá ainda um estante no Espaço Drummond, onde, no dia 4 de outubro, às 18h, será feito o lançamento da 7ª edição da Revista Palavra. O periódico é publicado anualmente e tem como objetivo provocar um diálogo sobre Literatura, abordar suas diversas formas de expressão artísticas, explorar novas perspectivas e fazer observações críticas. Neste número, a publicação reúne escritores de diversas regiões brasileiras, que se expressam por diferentes gêneros, do ensaio à poesia.

Ainda entre 02 a 06 de outubro, das 14h às 17h30, ocorrem a Oficina de Desenho e Narrativa, com Rafael Coutinho, e a Oficina de Introdução à Leitura e Criação Poéticas, com Suzana Vargas, na Faculdade de Direito da UPF. As inscrições para as oficinas estão sendo realizadas diretamente no site da Jornada de Literatura (www.upf.br/16jornada). 

Inscrições abertas
A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan, da Ambev, da Companhia Zaffari & Bourbon,  da Ipiranga, da Panvel, da SulGás, da Triway e da TechDEC; com o apoio cultural da BSBIOS e do Sesi, patrocínio promocional da Capes, da Fapergs, da Italac e da Oniz, com a parceria cultural do Sesc, financiamento do Governo do Estado – Secretaria da Cultura – Pró-cultura RS LIC e realização do Ministério da Cultura. 

As inscrições para a Jornada estão abertas e são limitadas. O público pode se inscrever tanto para o evento completo quanto para apenas uma das noites. Os interessados devem se inscrever no portal www.upf.br/16jornada. A programação completa também está disponível no site da Jornada. Informações podem ser obtidas pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.

Confira a programação completa das atividades do Sesc na Jornada: 

Oficina de desenho e narrativa 
Período: 02 a 06 de outubro de 2017
Horário: das 14h às 17h30
Local: Faculdade de Direito – Campus I - UPF
Ministrante: Rafael Coutinho

Oficina de Introdução à Leitura e Criação Poéticas 
Período: 02 a 06 de outubro de 2017
Horário: das 14h às 17h30
Local: Faculdade de Direito – Campus I - UPF
Ministrante: Suzana Vargas

Lançamento da 7ª edição da Revista Palavra
Data: 04/10
Horário: 18h
Local: Estande do Sesc no Campus I – UPF  
Aberto ao público

Espetáculo "Não me toque estou cheia de lágrimas - Sensações de Clarice Lispector" - GEDA Cia de Dança Contemporânea
Data: 04/10
Horário: 21h
Local: Portal das Linguagens/UPF - Campus I – UPF – Palco Ariano Suassuna

Show “Poesia Eletrônica” – Lirinha
Data: 06/10
Horário: 21h 
Local: Portal das Linguagens/UPF - Campus I – UPF – Palco Ariano Suassuna 
Entrada franca

Unidade Móvel de Cultura e Lazer – RecreArte
Local: Complexo da Jornada de Literatura na UPF – próximo ao Palco Ariano Suassuna
Data: De 02 a 06/10 

Programação diária:

11h30 às 12h30 - Jogos educativos gigantes

12h45 – Espetáculo “O Gigante Egoísta” – Núcleo Rindo a Toa
Sinopse: Uma lição de vida, de fraternidade, de amor à natureza e às crianças. É um dos contos mais singelos e emocionantes de Oscar Wilde, que conta a história de um gigante dono de um jardim belíssimo e que, egoísta, impede as crianças de brincarem nele, fala sobre a necessidade de dividirmos nossa felicidade com os outros. Em outras palavras, ensina que o amor é uma resposta, ou seja, para ser amado - criança ou adulto – deve-se aprender a amar. Ensina as crianças para uma belíssima história de amor e humanidade. Apesar de ser uma fábula para crianças que com ela aprende as mais belas lições para a vida, encanta os adultos com sensibilidade e inteligência. Duração: 50 minutos - Classificação: Infantil - Livre para todos os públicos

16h30 às 17h30 - Jogos educativos gigantes

17h30 – Espetáculos de Música do Centro de Ensino Musical e Estúdio Musiclass 
Gêneros: MPB Clássico e Contemporâneo.
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre para todos os públicos