Pesquisa e Inovação

Ações da UPF são reconhecidas em sessão solene da Câmara de Vereadores de Ibiraiaras

28/05/2018

12:16

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

O protagonismo regional da Universidade de Passo Fundo (UPF) foi reconhecido pela Câmara de Vereadores de Ibiraiaras em uma sessão solene realizada na última sexta-feira, dia 25 de maio. Uma proposição do vereador Ari Benedetti, a indicação de homenagem se deu por ações que foram desenvolvidas pela Universidade e que impactaram diretamente na cidade, especialmente por dois projetos que foram lançados em março na Expodireto e que envolvem cidadãos ibiraiarenses, por sua participação ativa no desenvolvimento e progresso da cidade na áreas de ciência e tecnologia.

Variedade de batata

Uma das ações reconhecidas foi o desenvolvimento de uma nova variedade de batata, a UPFSZ Atlantucha, desenvolvida pelo Laboratório de Biotecnologia da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF. A protagonista no desenvolvimento da nova variedade, a professora Lisete Augustin, foi homenageada. “Fiquei muito feliz e emocionada em receber essa honraria, juntamente com a engenheira agrônoma Marilei Suzin e o laboratorista Clarício Machado dos Santos, envolvidos na pesquisa”, disse ela.

A ação se deu em comemoração ao aniversário do município, localizado na região Nordeste do estado, conhecido como a “Terra da Batata”. Além da professora, os produtores de batata semente Sérgio Zanette e Nívio Lorenzetti, que participaram dos testes de campo realizados em Ibiraiaras, também foram reconhecidos na solenidade.

Para a professora, a parceria com os produtores é fundamental. “O Laboratório de Biotecnologia da UPF tem dado, há mais de 20 anos, uma grande contribuição no aumento da produtividade e da sanidade da cultura da batata, através do fornecimento de mudas e tubérculos de batata-semente básica de alta qualidade fitossanitária aos produtores, em especial a um dos maiores produtores de batata-semente do Sul do Brasil, Sérgio Zanette, que é cidadão do município de Ibiraiaras”, destaca ela, explicando que a sigla SZ no nome da nova variedade é uma homenagem a Zanette, que teve um papel significativo no desenvolvimento da cultivar, quando auxiliou no processo de seleção a campo em vários experimentos que foram realizados em sua propriedade.

Lizete explica que Zanette adquire as mudas micropropagadas no Laboratório de Biotecnologia da UPF, as multiplica no sistema hidropônico e depois da multiplicação no campo repassa essas sementes para diversas regiões brasileiras. “O trabalho realizado no Laboratório se amplifica e a parceria com os produtores se torna fundamental para a cadeia produtiva da batata, alimento fundamental para a humanidade: o terceiro em importância no mundo, só perdendo para o arroz e o trigo”, ressalta ela.

Sistema automático de limpeza para ordenhadeiras canalizadas

A outra iniciativa homenageada foi a tecnologia desenvolvida pelo engenheiro eletricista natural de Ibiraiaras, Elias Sgarbossa. Egresso da UPF, ele desenvolveu em seu trabalho de conclusão de curso um sistema automático de limpeza para ordenhadeiras canalizadas, o ROV. O projeto já tem patente e motivou o jovem empreendedor a abrir sua própria empresa, que já tem outros equipamentos desenvolvidos. A empresa de Sgarbossa, a Z2S Sistemas Automáticos, está incubada no Parque Científico e Tecnológico da UPF.

Para Sgarbossa, que iniciou seu projeto na propriedade da família em Ibiraiaras, receber o reconhecimento é gratificante, uma vez que pode idealizar um equipamento que auxilia os produtores de leite a automatizar o processo de ordenha. “Sou grato por receber essa horaria e ser reconhecido pelo poder legislativo da minha cidade. Foi pensando no avanço da bacia leiteira aqui do município que projetei esse equipamento inovador, com o intuito de contribuir ainda mais com o desenvolvimento local”, disse ele.

O sistema automático de limpeza para ordenhadeiras canalizadas foi o primeiro projeto do jovem engenheiro, que levou sua empresa para ser expositora na feira que celebrou o aniversário de Ibiraiaras e, na oportunidade, fez o lançamento de uma nova tecnologia: um sistema automático de limpeza para tanques de resfriamento.

A solenidade que reconheceu os dois projetos da UPF foi realizada na Câmara de Vereadores de Ibiraiaras, integrando as comemorações da semana do município.