Ensino

Acadêmicos de Pedagogia da UPF visitam escola Ernesto Tochetto

23/03/2018

15:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Com o objetivo de conhecer experiências de alfabetização de adultos, as acadêmicas do V nível do curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo (UPF) visitaram, na noite dessa quinta-feira, 22 de março, a escola estadual Ernesto Tochetto, localizada no bairro Vera Cruz. A atividade é componente curricular da disciplina Fundamentos Metodológicos para a Educação de Jovens e Adultos. 

As acadêmicas foram recepcionadas pela equipe diretiva da escola, momento em que foi apresentado um breve resumo do trabalho desenvolvido na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A direção ressaltou que, apesar das dificuldades vivenciadas pela falta de investimento na educação, a equipe procura realizar a gestão com muito compromisso e dedicação.

Na sequência, as acadêmicas foram para a sala de aula da turma denominada “totalidade 1 e 2”, para uma roda de conversa com a professora titular Jaqueline Antônia Ceolin. Nesse momento, foram socializadas informações sobre quem são os alunos da EJA, o que os motivou a retornar aos estudos, a forma de avaliação, a metodologia de trabalho, entre outros. Da mesma forma, alunos da EJA também fizeram perguntas para as acadêmicas sobre a UPF e sobre a opção pelo curso de Pedagogia, e demonstraram ter sonho de um dia também fazer uma faculdade. 

De acordo com a professora da Faculdade de Educação da UPF, Elisabeth Maria Foschiera, foi um momento importante para a formação profissional dessas acadêmicas, principalmente no que diz respeito à humanização, uma vez que experiências como essa possibilitam a compreensão da importância do acesso desses senhores e dessas senhoras, com lindas e emocionantes histórias de vida, às políticas públicas de educação. 

Segundo as acadêmicas, a experiência as motivará a continuar os estudos com mais dedicação e os relatos que ouviram servirão de exemplo para que nunca desistam dos seus sonhos.