Extensão

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo visitam a RPPN UPF

09/04/2018

15:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Com o objetivo de fixar conteúdos teóricos vistos em aula sobre as principais questões ambientais que estão relacionadas às atividades profissionais dos futuros arquitetos, uma turma do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou uma visita técnica à Reserva Particular do Patrimônio Natural da UPF (RPPN UPF) na última sexta-feria, dia 7 de abril.

A atividade também buscou aplicar a ideia de “ecossistema” como unidade básica para o planejamento urbano e natural e destacar as possibilidades de inserção do arquiteto no planejamento das estruturas construídas em áreas naturais para o uso público. Além disso, a visita pode sensibilizar os acadêmicos sobre a importância das áreas naturais protegidas.

Dentre as atividades realizadas durante a visita, estão a apresentação da categoria Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) aos acadêmicos e a realização da trilha interpretativa sobre a vegetação da área, destacando suas relações com a proteção do solo e da água. Além disso, o grupo pode realizar uma avaliação do Arroio Miranda como exemplo do estudo de caso sobre “Rios Urbanos”, um dos temas abordados em sala de aula.

Além do professor da disciplina de Estudos Ambientais aplicados à Arquitetura, Jaime Martinez, a atividade foi acompanhada pelos professores Benami Bacalchuk da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV) e Cleber Nelson Dalbosco da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), integrantes do projeto de extensão “RPPPN UPF: área protegida educadora”.