Geral

Acadêmicos de Administração da UPF Soledade realizam pesquisa de campo na Exposol

04/05/2018

09:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

O potencial da economia do município e região, especialmente das pedras preciosas, está em evidência de 3 a 6 de maio, durante a Exposol 2018, em Soledade. Na noite desta quinta-feira, dia 3 de maio, os acadêmicos do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, Campus Soledade (UPF Soeldade), realizaram uma pesquisa de campo junto aos expositores de pedras preciosas da Exposol.

A iniciativa foi da professora Mônica Da Pieve Antunes, docente da disciplina de Comércio Exterior, e, na oportunidade, os alunos aplicaram uma entrevista aos gestores de empresas exportadoras, entre elas a Colgemas, Bortoluzzi Pedras, Lodi Pedras e MR Lodi. Os empresários explanaram a respeito do mercado externo, da diversidade de perfis importadores, bem como sobre o processo de negociação, embarque e documentos envolvidos.

Para a professora que propôs a atividade, a oportunidade fez com que os acadêmicos pudessem realizar um importante vínculo da teoria e da prática do comércio exterior, assim como expandir suas perspectivas a respeito da importância do setor de pedras, gemas e jóias. “A experiência provoca curiosidade e aprendizado, pois foi possível realizar a pesquisa com vários empresários locais, sendo que os resultados serão trabalhados em aula”, relata ela.

Para o presidente do Sindipedras, Gilberto Bortoluzi, o setor de pedras tem obtido excelentes resultados, especialmente nos negócios internacionais e está bastante otimista com a exposição.

UPF na Exposol
Com campus no município e engajada no desenvolvimento regional, a UPF também está presente na Feira, mostrando as potencialidades da Instituição. No Pavilhão 3, a UPF possui um espaço institucional, no qual, além de informações sobre a Universidade e suas ações, os visitantes também podem saber mais sobre o Vestibular de Inverno 2018/2, que está com inscrições abertas. No Pavilhão 5, a UPF apresenta o serpentário, instalado em um ambiente decorado com exposição de serpentes peçonhentas e não-peçonhentas e informações ao público sobre prevenção de acidentes ofídicos.

No sábado, dia 5 de maio, o projeto Balcão do Consumidor estará presente na Exposol 2018 realizando atendimento ao público interessado, com orientações sobre consumo. Também no sábado, às 10h30min, haverá a palestra “Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí e a Sustentabilidade Ambiental”, que terá como palestrante Paulo Roberto Cervi, presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju), ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF. 

Ainda no sábado, às 20h30min, haverá apresentação de cortes nobres de ovelha com o professor Hélio Rocha, da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF. A atividade será no estande da Coagrisol. Além destes, durante todo o evento, o Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Joias do Rio Grande do Sul (CT-Pedras) fará exposição e divulgação dos serviços prestados pelo Centro.

A Exposol acontece no Parque de eventos Rui Ortiz, em Soledade. A Feira estará aberta à visitação até este dia 5 de maio, das 10h às 21h, e, no dia 6 de maio, das 10h às 18h. A programação completa pode ser conferida no site www.exposol.com.br.