Ensino

Acadêmicos da UPF são destaque na Olimpíada Brasileira de Informática

14/07/2017

17:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Os acadêmicos do curso de Ciência da Computação da Universidade de Passo Fundo (UPF), Daniel de Almeida Cruz da Cunha e Ricardo Matheus Fachinello, foram classificados para a fase nacional (final) da XIX Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), na modalidade Universitária, destinada a alunos que estejam cursando, pela primeira vez, o primeiro ano de um curso de graduação. A fase final da competição está marcada pra o dia 19 de agosto. 

A OBI é realizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e tem como objetivo despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante para a formação básica, por meio de uma atividade que envolve desafio, programação e uma saudável dose de competição. 

Apenas três alunos do estado do Rio Grande do Sul conseguiram aprovação para a fase nacional da OBI, sendo dois alunos da UPF e um aluno da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Destes, o acadêmico Daniel de Almeida Cruz da Cunha da UPF alcançou maior pontuação e, consequentemente, a primeira colocação no estado.

Ao todo, os acadêmicos participaram de três etapas realizando provas compostas de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade. Além dos acadêmicos da graduação da UPF, o aluno Bruno Vinícius Fauth, que está cursando o 3º ano do Ensino Médio Integrado UPF, também alcançou classificação na modalidade Programação - Nível 2 destinada a alunos que estejam cursando o Ensino Fundamental ou até o terceiro ano do Ensino Médio. 

A UPF foi sede das primeiras fases da OBI e os professores da área de informática Eder Pazinatto e Marcelo Trindade Rebonatto foram os organizadores locais.