Ensino

Acadêmicos da UPF Casca visitam Instituto Penal e Presídio Regional de Passo Fundo

19/04/2018

18:19

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os acadêmicos do nível III e IX do curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Casca, participaram, nesta quinta-feira, 19 de abril, de uma visita técnica ao Instituto Penal de Passo Fundo e ao Presídio Regional de Passo Fundo. Os acadêmicos foram acompanhados pelos professores Nadya Tonial, Tatiana Casteli, Vinicius Toazza, Elizabete Maciel e Josiane Petry Faria.

A programação prosseguiu no turno da tarde no salão de atos da Faculdade de Direito, onde ocorreu apresentação da Banda Liberdade do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case). Após, ocorreu uma palestra com a diretora do Case, Maria Anabel Bonfim e a psicopedagoga da Instituição, Karin Lilian, que falaram sobre “A realidade do Case na regional de Passo Fundo”, apresentando fotos e vídeos.

Posteriormente a palestra ocorreu um debate coordenado pela professora Dra. Josiane Petry Faria, sobre sistema prisional com a participação do presidente do Conselho da Comunidade do Sistema Penitenciário, professor Vinicius Toazza; do agente penitenciário Sândor Mezzomo; e mestranda PPGDireito da UPF, Joana Matia Debastiani.

O sistema carcerário brasileiro passa, há algum tempo, por uma crise estrutural e social. Essa realidade complexa é motivo para diversas reflexões na comunidade acadêmica em todo o país e a ação desenvolvida proporcionou aos alunos a oportunidade de conhecer a rotina dessa casa prisional, aliando teoria e prática em sua vida universitária.