Ensino

Acadêmicos da UPF Carazinho realizam ações de sensibilização sobre segregação de resíduos

18/10/2017

13:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Acadêmicos do IV nível do curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Carazinho, realizaram, nesta semana, intervenções para a conscientização sobre o destino correto de resíduos. As atividades de educação ambiental, construídas no componente curricular Fundamentos Metodológicos para o Ensino das Ciências Naturais, buscam sensibilizar a comunidade acadêmica através de entrevistas, observações, distribuição de lixeiras, cartazes, vídeos, brincadeiras, entre outras metodologias participativas. 

De acordo com a professora Elizabeth Foschiera, que acompanha os trabalhos, os resultados demonstraram que ainda existe um longo caminho a ser percorrido para que a consciência da importância do destino correto dos lixos esteja presente na comunidade. “O que vemos é que, apesar das orientações do Setor de Saneamento Ambiental, do material explicativo nos cadernos dos alunos, das ações desenvolvidas pelos funcionários da UPF e do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju), entre outras, temos muito para melhorar sobre o destino correto dos resíduos no campus Carazinho”, destacou.

Segundo ela, as atividades possibilitaram a participação do nível IV do curso de Pedagogia no projeto de extensão Fazendo a Lição de Casa, ligado à Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), e do programa de extensão Comunidades Sustentáveis, vinculado à Faculdade de Educação (Faed). “Esse programa tem por objetivo principal desencadear processos de reflexão e superação de problemas que envolvem as questões ambientais internas da Universidade, em especial sobre a separação e o destino correto dos resíduos, possibilitando a construção de espaços de planejamento e de gestão das questões ambientais da UPF, descritas na política de Responsabilidade Social Universitária”, explicou.