Notícias UPF

Acadêmicos da Unoesc realizam visita técnica no Muzar da UPF

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação/UPF

O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), ligado ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF), recebeu, nessa quinta-feira (18/05), a visita de acadêmicos do V Nível do curso de Agronomia da Universidade do Oeste de Santa Catarina. A visita técnica foi uma iniciativa da aluna do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UPF, Claudia Klein, que atualmente coordena o curso de Agronomia no campus de São José do Cedro e Maravilha da Unoesc.

Os visitantes conheceram as potencialidades do acervo vegetal pertencente ao Herbário do museu, sob a orientação do professor Dr. Cristiano Busatto. O Herbário RSPF, criado em 1972, atende a demandas didáticas dos cursos da UPF e documenta a flora para exposição e estudos. Está organizado em ordem alfabética e possui mais de 13mil exsicatas (amostras vegetais), representando 206 famílias de plantas, além de algas e fungos em meio líquido.

Claudia, que é doutoranda e em Agronomia, desenvolve sua tese na linha de pesquisa em solos e na relação com as plantas e o ambiente. Ela destacou a importância do Muzar para a comunidade acadêmica e, principalmente, do Herbário para a área ambiental e da agronomia, “temos que mostrar a prática ambiental e o conhecimento prático aos alunos” destacou, referindo-se ao enriquecimento proporcionado pela troca de experiência.

A comunidade pode visitar o Muzar diariamente, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, e nas terças e quintas à noite, das 17h30min às 20h45min. O agendamento de grupos pode ser feito pelo telefone (54) 3316- 8316.