Ensino

Acadêmicas de Pedagogia realizam ações de sensibilização em educação ambiental

29/09/2017

09:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O nível IV do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF) realizou, na última quinta-feira, 28 de setembro, atividades de intervenção em educação socioambiental. As ações foram construídas no componente curricular Fundamentos Metodológicos para o Ensino das Ciências Naturais II, a partir de entrevistas e observações sobre a situação do destino dos resíduos na unidade.

Os resultados demonstraram que apesar das orientações do Setor de Saneamento Ambiental, do banner exposto no saguão da unidade, do material explicativo nos cadernos dos alunos e dispostos em todas as salas de aula, ainda há muito para melhorar e aprender sobre a temática. Para tanto, as alunas realizaram visitas nas turmas do curso de Pedagogia e de Serviço Social, colocando adesivos nas duas lixeiras disponíveis nas salas de aula e cartazes nos murais, de forma a reforçar a orientação para a correta separação dos resíduos nos sacos pretos e verdes. Também, durante o intervalo, no saguão da unidade, foram desenvolvidas brincadeiras informativas sobre o tema com o objetivo de sensibilização.

As atividades integram ações do projeto de extensão Fazendo a Lição de Casa e do programa de extensão denominado Comunidades Sustentáveis, oportunizando, dessa forma, a participação de todos os acadêmicos nas ações de extensão universitária. Segundo a professora Elisabeth Maria Foschiera, espera-se que o trabalho executado possibilite melhores resultados, tanto na segregação dos resíduos, quanto no ensino de ciências naturais nas séries iniciais e educação infantil. A ação os desafiou ao exercício de metodologias participativas realizadas nos projetos e programas de extensão.