Geral

Acadêmica da UPF conquista primeiro lugar em concurso de arquitetura na Argentina

16/11/2017

18:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Luise Tainá Dalla Libera está no país realizando intercâmbio acadêmico pelo programa Marca

A acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF) Luise Tainá Dalla Libera conquistou o primeiro lugar em um concurso organizado pela Asociación Argentina de Energías Renovables y Ambiente (ASADES), na Argentina. A acadêmica está no país realizando intercâmbio na Universidad Nacional de San Juan, pelo Programa Marca. 

O concurso Hábitats Resilientes y Sustentables foi realizado durante a XL Reunión de Trabajo: Afianzando hábitats resilientes y sustentables, que aconteceu entre os dias 24 e 27 de outubro na cidade de San Juan. De acordo com Luise, a participação foi sugerida pela professora da disciplina de Arquitectura Sustentable. “Basicamente, escolhemos um projeto que já tínhamos desenvolvido na faculdade e o adaptamos às exigências do concurso. Escolhemos meu Projeto Arquitetônico IV, que já tinha diretrizes bioclimáticas, e adaptamos o desenho”, contou a acadêmica. O projeto escolhido pelas acadêmicas foi o de uma pousada bioclimática, com estratégias como aquecimento passivo de água, coleta de água da chuva, muro trombe e proteção das esquadrias por brises solares.

A ASADES é uma entidade sólida que proporciona anualmente reuniões em busca de soluções para o ambiente e aplicação de energias renováveis. O concurso é voltado aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Industrial, Design Gráfico e Engenharia e as apresentação foram baseadas em produções acadêmicas de docência, pesquisa, extensão ou transferências, com o propósito de difundir os objetivos da ASADES. Entre os principais objetivos do concurso, estão o de conscientizar sobre a necessidade de incluir conteúdos e experiências relacionados à sustentabilidade e à resiliência do habitat na formação universitária e estimular os estudantes quanto à responsabilidade social que seu futuro profissional tem na qualidade do habitat, onde quer que desenvolva suas atividades.