Geral

Academia Passo-Fundense de Medicina comemora 15 anos com lançamento de obra

04/10/2017

16:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

A Academia Passo-Fundense de Medicina (APFM) promoveu, na noite de terça-feira, 3 de outubro, o lançamento de seu segundo livro em comemoração aos 15 anos de fundação. O evento ocorreu no auditório da Academia Passo-Fundense de Medicina, Campus II da Universidade de Passo Fundo (UPF). Diversas lideranças políticas e sociais prestigiaram o lançamento da obra, que apresenta informações da gestão de 2008 a 2016 da Academia.  

O livro foi organizado pelos médicos Plácido José Scussel e Carlos Antônio Madalosso, com o apoio em pesquisa realizado por Arlete Kuyven Scussel. O reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, que prefaciou a obra, agradeceu, em seu discurso, pela oportunidade de prefaciar o livro que, de forma simples, registra importantes acontecimentos na área da saúde e as contribuições de figuras destacadas no cenário da medicina. “Não se trata de um registro de histórias particulares de cada profissional, mas sim da atividade médica no contexto social. A obra rememora as atividades desenvolvidas pelos médicos no passado, rende homenagens aos do presente e influencia o futuro da ciência médica.  Em todas as histórias registradas no livro, fica saliente a marca do comprometimento com a causa médica que redundou, no ano de 1970, na criação da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo. A partir desse fato, os avanços na formação, na especialização médica e na pesquisa são notórios, juntamente com a modernização das clínicas e dos hospitais de nossa cidade. Nesse cenário, a obra transcende a ação de cada profissional, pois se constitui na efetiva história do exercício da medicina em Passo Fundo, destacou o reitor. 

O presidente da APFM, Afonso Heckler, destacou o empenho dos organizadores da obra assim como a importância de se manter viva a história de pessoas que colaboraram para o desenvolvimento da medicina em Passo Fundo. Em discurso, Scussel e Madalosso agradeceram aos familiares pelo apoio, assim como aos colegas médicos e demais pessoas que ajudaram na composição da obra.