Jornada

A Jornada invade a cidade e cumpre sua missão

05/10/2017

21:28

Por: Leonardo Andreoli

Centenas de pessoas acompanharam o Caminho das Artes durante as três noites de programação na Rua Independência

A música de Cassia Eller, interpretada por uma jovem passo-fundense no meio da Rua Independência no entardecer desta quinta-feira, diz que “alguma coisa aconteceu. Tá tudo assim tão diferente”. E realmente estava. A arte, em suas diversas manifestações, ocupou a rua e coloriu o espaço que antes era apenas ocupado pelo cinza do asfalto e pela passagem dos carros. As centenas de pessoas, que acompanharam a programação gratuita das três noites de atividades do Caminho das Artes, viram a 16ª Jornada Nacional de Literatura cumprir mais uma missão: a de jornalizar a cidade. 

Assim como os cerca de 150 envolvidos na organização da programação inédita precisaram entender a melhor forma de realizar as atividades durante as noites, o público também se envolveu aos poucos. O número de participantes aumentou conforme os dias se passaram e eles também começaram a entender a ocupação daquele espaço. 

A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo e coordenadora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Viva!Emau) da UPF, Carla Portal Vasconcellos, é uma das integrantes da comissão organizadora do Caminho das Artes. Ela conta que as pessoas chegavam aos poucos para conhecer o espaço e as atividades que aconteciam ali e então passavam também a ocupa-lo e a interagir com tudo que estava acontecendo. Na última noite, acadêmicos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo também participaram com intervenções e exposição fotográfica.

A Academia Passo-Fundense de Letras (APLetras) é uma das parceiras da realização do Caminho das Artes. A integrante Sueli Frosi enfatiza que a ocupação das ruas com a arte é fundamental. “A arte tem que percorrer as ruas e os corações das pessoas. Essa instalação foi genial”, reforça. 

A atividade contou com diversos parceiros, entre eles:  Sociedade dos Poetas Vivos, MAVRS e cursos de Artes Visuais e Arquitetura e Urbanismo da UPF, Grupos Artísticos UPF Teatro Escola de Atores Dia,  Musiclass, Academia Passo-Fundense de Letras e Viva!Emau/UPF.

Jornada
A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan, da Ambev, da Companhia Zaffari & Bourbon,  da Ipiranga, da Panvel, da SulGás, da Triway e da TechDEC; com o apoio cultural da BSBIOS, do Sesi e da Coleurb; patrocínio promocional da Capes, da Fapergs, da Italac e da Oniz; com a parceria cultural do Sesc;¬¬¬ financiamento do Governo do Estado – Secretaria da Cultura – Pró-cultura RS LIC e realização do Ministério da Cultura.  Confira a programação no site www.upf.br/16jornada.