Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação/UPF
Formação realizada pelo programa UniverCidade Educadora reuniu representantes de 60 escolas da rede municipal de ensino
Para que a escola seja vista como um agente de transformação da cidade, um encontro de formação reuniu professores da rede pública de educação na tarde dessa quarta-feira, dia 18 de abril. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo, em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do programa UniverCidade Educadora, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC). Na oportunidade, três painéis abordaram temas relacionados ao processo de transformação da cidade e buscaram sensibilizar os professores sobre o papel da escola nesse movimento. Estiveram representadas cerca de 60 escolas do município.
Conforme o coordenador da Divisão de Extensão, professor Marcio Tascheto da Silva, que foi um dos organizadores da atividade junto com a professora da Faculdade de Educação da UPF e integrante da Secretaria Municipal de Educação, Luciane Dadia, o tema cidades educadoras permeou a formação, para que os professores possam atuar junto às escolas para pensar esse espaço de educação no território e compreender o potencial que cidade agrega para formação do estudante.
O primeiro painel, apresentado pela Secretaria de Planejamento, trouxe as ações do projeto “Cidade do Amanhã”, da Prefeitura Municipal, que envolve as crianças para pensar o planejamento da cidade. Após, Taschetto apresentou o programa UniverCidade Educadora, que é desenvolvido pela UPF e, por fim, a coordenadora das Jornadas Literárias, professora Fabiane Burlamaque, abordou a jornalização da cidade. A atividade também contou com relatos de experiências das escolas de projetos relacionados com o tema.
Para Taschetto, esse é um grande primeiro passo para um trabalho mais próximo com as escolas. “Essa formação serve para pensarmos o papel das escolas como agente transformador do território e a forma como a escola vai criando a interação com a cidade e utilizando a cidade como espaços pedagógicos”, pontua ele.
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