Pesquisa e Inovação

A ciência como base do desenvolvimento

26/05/2017

17:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Meeting de Inovação reuniu empreendedores e estudantes de pós-graduação no UPF Parque. Encontro teve como palestrante o vice-reitor Leonardo José Gil Barcellos

Um debate acerca da ciência no âmbito da inovação foi proporcionado pelo Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque) na manhã desta sexta-feira, 26 de maio, durante a realização do Meeting de Inovação. O evento, realizado mensalmente, reúne representantes das empresas incubadas e a comunidade acadêmica de cursos de pós-graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF). Nessa edição, especialmente, a atividade buscou aproximar a ciência e a tecnologia dos empreendedores e, consequentemente, do desenvolvimento.

Entre os temas abordados pelo vice-reitor, professor Dr. Leonardo José Gil Barcellos, estiveram a concepção de ciência, o momento da ciência, os desafios de uma universidade do interior e o papel da universidade. Versando sobre o tema “Ciência como base no desenvolvimento”, ele destacou a concepção de ciência, o momento atual em termos de pesquisa, os desafios da universidade e o seu papel na produção de conhecimento. “Diante de um cenário cada vez mais dinâmico e desafiador, temos que almejar o equilíbrio entre a pesquisa básica e a aplicada, buscando a solução dos problemas que já conhecemos e inovações realmente disruptivas que podem mudar o mundo em que vivemos”, destacou.

Aos presentes, ele indagou sobre o que é ser cientista e mostrou que a ciência aplicada é uma sequência natural da básica. Para ele, o campo da pesquisa caminha a passos largos em busca da qualidade e, com isso, do domínio de temas específicos. “O cientista quer incluir suas conclusões no meio científico para que algo novo seja adicionado ao conhecimento vigente”, pontuou ele, que também falou sobre os desafios dos parques científicos que estão distantes dos grandes centros e que têm uma caminhada recente de pesquisa.

Conforme o coordenador do UPF Parque, professor Charles Leonardo Israel, a proposta é aproximar a ciência das empresas incubadas, proporcionando momentos de formação. “Queremos dar condições para que essa empresa incubada desenvolva ciência e tecnologia no seu produto e cresça com base tecnológica”, disse, afirmando que o UPF Parque é reflexo da pós-graduação da Instituição, congregando os principais projetos de pesquisa que estão em andamento no stricto sensu. “É um ecossistema: de um lado, o empreendedor, do outro, a academia, e, nesse meio, o UPF Parque congregando conhecimentos”, concluiu.