Ensino

1ª etapa da 6ª Olimpíada de Robótica Educativa Livre é realizada na UPF

18/04/2018

10:32

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu, por meio do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital (Gepid) do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), a primeira etapa da 6ª Olimpíada de Robótica Educativa Livre. O evento aconteceu no sábado, 14 de abril, no saguão do Iceg, Campus I.

O projeto da Olimpíada de Robótica tem por objetivo fazer com que as escolas de Passo Fundo e região comecem a desenvolver e intensificar atividades relacionadas à robótica. Assim, o projeto auxilia a criar alternativas de utilização das tecnologias presentes nas escolas, em especial nos laboratórios de informática. Também contribui na criação e disponibilização de alternativas para visualizar e compreender fenômenos físicos e conceitos matemáticos.

Esta edição conta com a participação de onze equipes, de escolas públicas e privadas de Passo Fundo, Marau, Erechim, Sarandi e Tapejara. Na primeira etapa, cada uma das equipes teve que construir um robô, utilizando um motor extraído de um drive de CD-ROM, oriundo de sucata eletrônica. No sábado (14), o desafio foi participar de três provas de deslocamento, sendo corrida livre, puxando um peso e atravessando uma rampa. A atividade buscou desenvolver nos estudantes habilidades de mecânica, bem como conceitos físicos e matemáticos necessários para a robótica.

As três equipes primeiras colocadas foram:
1º lugar: Equipe Tecnologia e Informação no M.D. - EEEM Maria Dolores Freitas Barros - Passo Fundo
2º lugar: Equipe TARS - Colégio Universos - Sarandi
3º lugar: Equipe Cavalo Vendado - Colégio Marista Medianeira - Erechim
 
Na segunda etapa, que acontece na tarde do dia 8 de maio, durante o Seminário Nacional de Inclusão Digital (Senid), serão desenvolvidas habilidades de lógica e programação, com os estudantes precisando programar robôs para que completem desafios nas pistas construídas pela organização.