Extensão

1º Encontro de Famílias das Crianças e Jovens com Diabetes de 2018

20/03/2018

08:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

O projeto de extensão da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (FM/UPF), Acampamento da Criança com Diabetes, que integra o Programa ComSaúde, promoveu no dia 18 de março, na Associação dos Funcionários do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), o 1º Encontro de Famílias das Crianças e Jovens com Diabetes em 2018.

De acordo com a coordenadora do projeto Acampamento da Criança com Diabetes, professora Mônica Krahl, participaram das atividades em torno de 30 crianças e seus familiares de diversas regiões do Rio Grande do Sul. “A importância do projeto é que as crianças com diabetes tenham um grupo de apoio, nós damos orientações sobre o autocuidado e um convívio saudável. Queremos mostrar que a pesar das limitações que a doença traz para criança, se bem cuidada, ela pode ter um desenvolvimento normal”, explicou a coordenadora.

Foram promovidas duas oficinas para os pais com a temática: Contagem de Carboidratos e Prevenção das Doenças Respiratórias nas crianças com diabetes. Para as crianças e jovens, foram ministradas oficinas sobre o “Impacto do Diagnóstico e Atividades Físicas”; desenvolvidas em parceria com o Grupo de Escoteiros Cônego Sorg, de Carazinho.

O encontro promoveu também um curso de formação de monitores do acampamento para crianças com mais de 12 anos e que já participaram de mais de duas edições do acampamento, que tiveram aulas sobre administração de insulina e liderança. “Esses encontros fazem parte do projeto de permanente acompanhamento da criança com a diabetes. Promovemos em torno de quatro encontros anuais com as famílias, sendo que o próximo vai ocorrer no dia 17 de junho”, disse.

O Acampamento da Criança com Diabetes promove a qualidade de vida e o autocuidado orientado à criança e jovem com diabetes tipo I (DM1) e sua família por meio de vivências e experiências lúdicas. A próxima edição do Acampamento acontece de 25 a 28 de outubro de 2018, no campus I da UPF.

Pedágio Solidário acontece no dia 7 de abril

O pedágio tem como objetivo captar recursos para manutenção das atividades do Acampamento, já que todas as ações são gratuitas. No próximo dia 7 de abril, das 9h às 17h, voluntários estarão arrecadando recursos junto as sinaleiras da área central de Passo Fundo.